Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorGarcez, Pedro de Moraespt_BR
dc.contributor.authorLange, Catilcia Prasspt_BR
dc.date.accessioned2010-09-11T04:21:56Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25749pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo investigar a prática de formulação na fala-em-interação de uma sala de aula de inglês como língua adicional na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os conceitos teóricos e a fundamentação metodológica estão embasados na Análise da Conversa Etnometodológica (ACE). O conjunto de dados se constitui de cerca de 14 horas de gravações audiovisuais realizadas em uma escola estadual situada na periferia geográfica e econômica de Porto Alegre. Houve trabalho colaborativo entre a pesquisadora e a professora de inglês da escola que produziram em conjunto o material didático utilizado nas aulas. A análise dos dados evidenciou que a prática da formulação foi uma prática recorrente utilizada pela professora para conduzir a aula. As formulações auxiliaram no destaque e na exposição da construção de conhecimento realizada no grupo, bem como na checagem de entendimento e na resolução dos problemas de intersubjetividade através do reparo em terceira posição. Também foi observada e analisada a relação entre a prática de formular e a cognição socialmente compartilhada e a relação das formulações com o ensino-aprendizagem. A análise detalhada das interações revelou o engajamento dos participantes com a construção conjunta de conhecimento, revelou também essa construção sendo tornada explícita por eles na interação.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims at investigating the formulating practice in talk-in-interaction at an young and adults’ (EJA) classroom in which English is taught as an additional language. The theoretical and methodological concept underlying the research is the Conversation Analysis (CA). The research collection is comprised of a fourteen-hour video recording of interactions carried out at a state school situated in Porto Alegre geographic and economics’ suburb. There was a collaborative work between the researcher and the school English teacher, they elaborated the didactic material used in class. The data analysis provided evidence that the formulating practice was a recurrent practice used by the teacher to conduct the class. The formulations helped in pointing out and explicit the construction of knowledge which was being done by the group, to check understanding and to solve intersubjectivity problems by the third position repair. It was also observed and analyzed the relation between the formulating practice and the socially shared cognition and the relation between formulation and learning-teaching. A detailed analysis of the interactions reveals the participants’ engagement to the joint construction of knowledge and it also shown this construction being made explicit by them in the course of their interaction.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocially shared cognitionen
dc.subjectEstudos da linguagempt_BR
dc.subjectFormulationen
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectAnálise da conversa etnometodológicapt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectSociolingüísticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPorto Alegre, Região Metropolitana de (RS)pt_BR
dc.titleFormulação e ensino-aprendizagem na fala-em-interação de sala de aula de inglês como língua adicional na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000754339pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem