Mostrar el registro sencillo del ítem
A importância do planejamento escolar sob o princípio da gestão democrática para a construção do conhecimento : o exemplo de uma escola de educação infantil da região da Serra Gaúcha
dc.contributor.advisor | Comerlatto, Luciani Paz | pt_BR |
dc.contributor.author | Baumann, Larissa da Silva Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-27T03:29:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257478 | pt_BR |
dc.description.abstract | O planejamento escolar é um processo de organização que a escola faz para alcançar seus objetivos e metas definidas para aquele semestre ou ano letivo, seja em qualquer das dimensões que a gestão escolar atua: administrativa, pedagógica ou recursos humanos. Desta maneira, a presente pesquisa apresenta a importância do planejamento escolar sob os princípios da Gestão Democrática para a construção do conhecimento de alunos de uma escola de educação infantil da Região da Serra Gaúcha, com o objetivo de compreender a importância do planejamento escolar sob o princípio da Gestão Democrática da Educação para a construção do conhecimento de alunos de uma escola de educação infantil da região da Serra Gaúcha. A pesquisa é de uma abordagem qualitativa descritiva, priorizando o exemplo de uma escola de educação infantil, sendo utilizado para coletas de dados o instrumento questionário com perguntas abertas, fechadas e mistas, buscando melhor compreensão da elaboração e participação no planejamento. Como resultados encontrados, verificouse que os professores e direção entendem a importância de um planejamento escolar junto de uma gestão democrática educacional, mas notou-se que trabalham apenas entre eles, não pedindo apoio de funcionários e comunidade escolar no diálogo para elaborar esse planejamento escolar. Ou seja, elaboram ele seguindo as diretrizes municipais, estas que vem da Gestão Municipal, e depois cada escola dentro da sua realidade trabalhará junto à comunidade escolar. | pt_BR |
dc.description.abstract | School planning is a process of organization that the school does to achieve its objectives and goals defined for that semester or school year, whether in any of the dimensions of the school management operates: administrative, pedagogical or human resources. In this way, the present research propounds the importance of school planning under the principles of Democratic Management for the construction of knowledge of students in a kindergarten school in the Serra Gaúcha region, in a view of understand the importance of school planning under the principle of the Democratic Management of Education for the construction of knowledge of students of a kindergarten school in the Serra Gaúcha region. The research is a descriptive qualitative approach, prioritizing the example of an early childhood education school, being used for data collection the questionnaire instrument with open, closed and mixed questions, seeking a better understanding of the elaboration and participation in the planning. As results found, it was found that teachers and management understand the importance of school planning together with democratic educational management, but it was observed that they work only among themselves, not asking for support from employees and the school community in the dialogue to elaborate this planning school. That is, they elaborate it following the municipal guidelines, which come from the Municipal Management, and then each school, within its reality, will work together with the school community. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject | School planning | en |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Democratic educational management | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Participation | en |
dc.subject | Knowledge | en |
dc.subject | Serra Gaúcha, Região (RS) | pt_BR |
dc.title | A importância do planejamento escolar sob o princípio da gestão democrática para a construção do conhecimento : o exemplo de uma escola de educação infantil da região da Serra Gaúcha | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Moraes, Jaira Coelho | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001167475 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37618)Tesinas Pedagogía (1401)