Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBasso, Luis Albertopt_BR
dc.contributor.authorBarcellos, Emerson Nunes dept_BR
dc.date.accessioned2023-04-27T03:29:31Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257465pt_BR
dc.description.abstractNo novo cenário de Pandemia e pós-pandemia que afeta o mundo e, especialmente, às questões voltadas ao ensino e aprendizagem, a operacionalização de tecnologias digitais nas Ciências da Natureza tem sido um fator importante para esse campo do saber. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisa bibliográfica ou documental, que consiste em uma revisão de material bibliográfico existente, ou seja, apoiada em literatura especializada, consulta aos principais artigos científicos publicados em revistas da atualidade referentes ao tema apresentado. Nessa perspectiva, o presente Trabalho de Conclusão Curso (TCC) tem como principal foco examinar a importância da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) considerando os aspectos positivos e negativos nas aulas de Ciências para as séries finais do Ensino Fundamental. Foi possível observar que os dispositivos móveis, computadores e lousas digitais juntamente com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação permitem inovações nas formas de aprendizagem, facilitando o desenvolvimento de sequências didáticas mais interativas e lúdicas utilizando plataformas, sistemas e aplicativos educacionais, no qual sugere que o aluno tenha mais disposição e um maior desempenho na construção do seu processo de conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractIn the new Pandemic and post-pandemic scenario that affects the world and, especially, issues related to teaching and learning, the operationalization of digital technologies in the Natural Sciences has been an important factor for this field of knowledge. Based on the methodology of bibliographical or documentary research, which consists of a review of existing bibliographic material, that is, based on specialized literature, consultation with the main scientific articles published in current magazines related to the subject presented. From this perspective, the present Course Completion Work (TCC) has as its main focus to examine the importance of using Digital Information and Communication Technologies (TDICs) considering the positive and negative aspects in Science classes for the final series of Elementary School. It was possible to observe that mobile devices, computers and digital whiteboards together with the use of Digital Information and Communication Technologies allow innovations in the forms of learning, facilitating the development of more interactive and playful didactic sequences using platforms, systems and educational applications, which suggests that the student has more disposition and a greater performance in the construction of his knowledge processen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectEducational appen
dc.subjectMobile devicesen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)pt_BR
dc.subjectScience educationen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectTechnological resourceen
dc.titleA Importância do uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) para aulas de ciências no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001167273pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples