A Importância do uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) para aulas de ciências no ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Basso, Luis Alberto | pt_BR |
dc.contributor.author | Barcellos, Emerson Nunes de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-27T03:29:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257465 | pt_BR |
dc.description.abstract | No novo cenário de Pandemia e pós-pandemia que afeta o mundo e, especialmente, às questões voltadas ao ensino e aprendizagem, a operacionalização de tecnologias digitais nas Ciências da Natureza tem sido um fator importante para esse campo do saber. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisa bibliográfica ou documental, que consiste em uma revisão de material bibliográfico existente, ou seja, apoiada em literatura especializada, consulta aos principais artigos científicos publicados em revistas da atualidade referentes ao tema apresentado. Nessa perspectiva, o presente Trabalho de Conclusão Curso (TCC) tem como principal foco examinar a importância da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) considerando os aspectos positivos e negativos nas aulas de Ciências para as séries finais do Ensino Fundamental. Foi possível observar que os dispositivos móveis, computadores e lousas digitais juntamente com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação permitem inovações nas formas de aprendizagem, facilitando o desenvolvimento de sequências didáticas mais interativas e lúdicas utilizando plataformas, sistemas e aplicativos educacionais, no qual sugere que o aluno tenha mais disposição e um maior desempenho na construção do seu processo de conhecimento. | pt_BR |
dc.description.abstract | In the new Pandemic and post-pandemic scenario that affects the world and, especially, issues related to teaching and learning, the operationalization of digital technologies in the Natural Sciences has been an important factor for this field of knowledge. Based on the methodology of bibliographical or documentary research, which consists of a review of existing bibliographic material, that is, based on specialized literature, consultation with the main scientific articles published in current magazines related to the subject presented. From this perspective, the present Course Completion Work (TCC) has as its main focus to examine the importance of using Digital Information and Communication Technologies (TDICs) considering the positive and negative aspects in Science classes for the final series of Elementary School. It was possible to observe that mobile devices, computers and digital whiteboards together with the use of Digital Information and Communication Technologies allow innovations in the forms of learning, facilitating the development of more interactive and playful didactic sequences using platforms, systems and educational applications, which suggests that the student has more disposition and a greater performance in the construction of his knowledge process | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Educational app | en |
dc.subject | Mobile devices | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) | pt_BR |
dc.subject | Science education | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Digital technologies | en |
dc.subject | Technological resource | en |
dc.title | A Importância do uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) para aulas de ciências no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001167273 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License