Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWittizorecki, Elisandro Schultzpt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Patrick da Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-27T03:28:54Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257452pt_BR
dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica que surge para superar as desigualdades sociais que historicamente se constituíram na sociedade brasileira. Entendendo que, enquanto movimento popular, ela ocorre no sentido de emancipar os sujeitos historicamente excluídos da educação escolarizada mas estando inserida em um tempo e espaço que tem sofrido com as constantes investidas dos grupos que exercem a hegemonia no cenário educacional, está sujeita à contradições que são refletidas nos componentes curriculares. Entre eles à Educação Física, que também é atravessada por interesses capitalistas, neoliberalistas e conservadores, tanto em sua constituição histórica quanto em como se apresenta nos referenciais curriculares atuais. No bojo do processo de ensino-aprendizagem-avaliação, encontram-se os professores que, historicamente se constituem pelos saberes provenientes de fontes sociais pelas quais experienciam e se integram, materializando a sua concepção de docência e que têm, em seu trabalho também reverberado os avanços neoliberais e neoconservadores fazendo-os que não consigam agir na direção de uma educação emancipatória para estudantes-trabalhadores. Diante disso, a presente tese tem por objetivo compreender como os saberes do professorado de Educação Física na EJA direcionam o seu trabalho. Partindo de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas que constituem a pesquisa narrativa com dois docentes de Educação Física que atuam na EJA da rede municipal de ensino de Canoas, Rio Grande do Sul. Como achados de pesquisa, partindo das noções de emancipação de Paulo Freire e saberes docentes de Maurice Tardif, é viável pensar que os professores da EJA que colaboraram com este estudo constroem seus saberes de fontes diversas que, embora possam apresentar algumas semelhanças, os fazem compreender o mundo de forma única. Também, é viável entender que o contexto no qual estão inseridos os docentes forma as suas noções de Educação Física enquanto componente curricular, de docência e de EJA. Ou seja, dentro de uma lógica capitalista, que é marcada pelos avanços tecnológicos e pela formação de mão de obra capaz de manter um sistema de acúmulo de capital, que tem se demonstrado cada vez mais acelerada, intensa, egoísta e individualizada, os docentes parecem não conseguir compreender a função social da escola e os princípios que orientam a EJA, como uma modalidade que emerge das lutas populares. Com isso, parecem agir na direção oposta do que a própria EJA assume enquanto potencialidade de uma política educacional emancipatória: o reconhecimento e a luta pela vocação ontológica do ser humano.pt_BR
dc.description.abstractLa Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) es una modalidad de educación básica que surge para superar las desigualdades sociales que históricamente se han constituido en la sociedad brasileña. Entendiendo que, como movimiento popular, ella ocurre en el sentido de emancipar a los sujetos históricamente excluidos de la educación escolarizada, pero estando insertada en un tiempo y espacio que ha sufrido constantes ataques de los grupos que ejercen la hegemonía en el escenario educacional, está sujeta a contradicciones que se reflejan en los componentes curriculares. Entre ellos, la Educación Física, que también está atravesada por intereses capitalistas, neoliberales y conservadores, tanto en su constitución histórica como en cómo se presenta en los marcos curriculares actuales. En el proceso de enseñanza-aprendizaje-evaluación, se encuentran los profesores que históricamente se han constituido por los saberes provenientes de fuentes sociales por las cuales experimentan e integran, materializando su concepción de enseñanza y que han visto en su trabajo también los avances neoliberales y neoconservadores que les impiden actuar en la dirección de una educación emancipatoria para estudiantes-trabajadores. En este contexto, la presente tesis tiene como objetivo comprender cómo los saberes del profesorado de Educación Física en la EJA dirigen su trabajo. A partir de un enfoque cualitativo, se realizaron entrevistas que constituyen la investigación narrativa con dos docentes de Educación Física que trabajan en la EJA de la red municipal de enseñanza de Canoas, Rio Grande do Sul. Como hallazgos de la investigación, a partir de las nociones de emancipación de Paulo Freire y los saberes docentes de Maurice Tardif, es viable pensar que los profesores de la EJA que colaboraron con este estudio construyen sus saberes de fuentes diversas que, aunque pueden presentar algunas similitudes, les hacen comprender el mundo de forma única. También es posible entender que el contexto en el que están insertos los docentes forma sus nociones de Educación Física como componente curricular, de enseñanza y de EJA. Es decir, dentro de una lógica capitalista, que se marca por los avances tecnológicos y por la formación de mano de obra capaz de mantener un sistema de acumulación de capital, que se ha demostrado cada vez más acelerada, intensa, egoísta e individualizada, los docentes parecen no poder comprender la función social de la escuela y los principios que orientan la EJA, como una modalidad que emerge de las luchas populares. Con esto, parecen actuar en dirección opuesta a lo que la propia EJA asume como potencialidad de una política educativa emancipatoria: el reconocimiento y la lucha por la vocación ontológica del ser humano.es
dc.description.abstractAdult and Youth Education (EJA) is a modality of basic education that emerged to overcome the social inequalities that have historically been established in Brazilian society. It is understood that as a popular movement, it occurs in order to emancipate subjects historically excluded from formal education, but it is inserted in a time and space that has suffered from the constant attacks of groups that exercise hegemony in the educational scenario, and is subject to contradictions that are reflected in the curriculum components. Among them is Physical Education, which is also influenced by capitalist, neoliberal, and conservative interests, both in its historical constitution and in how it is presented in current curricular frameworks. In the teaching-learning-evaluation process, there are teachers who historically constitute themselves through the knowledge derived from social sources through which they experience and integrate, materializing their conception of teaching and whose work is also influenced by neoliberal and neoconservative advances, making it difficult for them to act towards emancipatory education for student-workers. In view of this, the present thesis aims to understand how the knowledge of Physical Education teachers in EJA directs their work. Based on a qualitative approach, interviews were conducted that constitute a narrative research with two Physical Education teachers who work in the EJA of the municipal education network of Canoas, Rio Grande do Sul. As research findings, based on Paulo Freire's notions of emancipation and Maurice Tardif's teaching knowledge, it is feasible to think that EJA teachers who collaborated with this study construct their knowledge from diverse sources that, although they may present some similarities, make them understand the world in a unique way. It is also feasible to understand that the context in which the teachers are inserted shapes their notions of Physical Education as a curricular component, of teaching, and of EJA. That is, within a capitalist logic, marked by technological advances and the formation of labor capable of maintaining a system of capital accumulation, which has been demonstrated to be increasingly accelerated, intense, selfish, and individualized, teachers seem unable to understand the social function of school and the principles that guide EJA, as a modality that emerges from popular struggles. Therefore, they seem to act in the opposite direction of what EJA itself assumes as the potentiality of an emancipatory educational policy: the recognition and struggle for the ontological vocation of the human being.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEducación físicaes
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducación de jóvenes y adultoses
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectSaber didácticoes
dc.subjectInvestigación narrativaes
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectYouth and adult educationen
dc.subjectTeaching knowledgeen
dc.subjectNarrative researchen
dc.titleO que quer a educação física na educação de jovens e adultos ? narrativas de docentes da rede municipal de ensino de Canoas / RSpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001167509pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023.pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples