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dc.contributor.advisorSchröeder, Christine da Silvapt_BR
dc.contributor.authorFischer, Beatriz Garciapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-25T03:35:55Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257411pt_BR
dc.description.abstractConsiderando a constante modernização da sociedade que, cada vez mais, exige serviços de qualidade, que atendam as expectativas dos usuários dos serviços públicos, com a exigência de transparência e ética e a crescente diminuição de recursos em todas as esferas, exigindo das instituições públicas e dos servidores uma capacidade de adaptação e busca por novas maneiras de gerar eficiência e eficácia na gestão, surge uma maior abertura para o uso de novas tecnologias, especialmente tecnologias da informação, e uma necessidade de modernizar a estrutura organizacional e de pessoal. Supõe-se que, aparentemente, há poucos trabalhos que abordem o uso desse tipo de ferramenta na Administração Pública. Faz-se, portanto, necessário entender o seu uso e contribuir para os estudos neste campo de pesquisa. Em uma instituição pública de grande porte, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ferramentas de gerenciamento de tarefas e compartilhamento de informações podem facilitar a padronização de procedimentos internos, bem como oportunizar melhor comunicação e uma troca de informações de forma mais eficiente entre os diferentes setores da organização. Assim, este estudo almejou identificar quais são e como vêm sendo utilizadas as ferramentas de comunicação e colaboração virtual no trabalho na Universidade, principalmente no contexto de trabalho remoto na pandemia da COVID-19. Foi realizada uma pesquisa exploratória junto aos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) da UFRGS, contando com 211 respondentes. Os resultados analisados abordam as principais potencialidades, limitações e desafios identificados no que tange ao uso de ferramentas de comunicação virtual neste contexto.pt_BR
dc.description.abstractConsidering the constant modernization of society, which increasingly demands quality services, which meet the expectations of users of public services, with the requirement of transparency and ethics and the growing decrease in resources in all spheres, demanding from public institutions and the ability of servers to adapt and search for new ways to generate efficiency and effectiveness in management, there is a greater opening for the use of new technologies, especially information technologies, and a need to modernize the organizational and personnel structure. It is assumed that, apparently, there are few studies that address the use of this type of tool in Public Administration. It is, therefore, necessary to understand its use and contribute to studies in this field of research. In a large public institution, such as the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), task management and information sharing tools can facilitate the standardization of internal procedures, as well as provide better communication and an exchange of information in a timely manner. more efficient between the different sectors of the organization. Thus, this study aimed to identify what are the tools and communication tools and virtual collaboration at work at the University, mainly in the context of remote work in the pandemic of COVID-19. An exploratory research was carried out with the technical-administrative servants in education (TAEs) of UFRGS, with 211 respondents. The analyzed results address the main potentialities, limitations and challenges identified with regard to the use of virtual communication tools in this context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectPublic administrationen
dc.subjectCommunication toolsen
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectVirtual collaboration toolsen
dc.subjectInformation and communication technologyen
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titlePotencialidades, limitações e desafios do uso de ferramentas de comunicação e colaboração virtual no trabalho, na percepção de servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no contexto da pandemia de covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001126851pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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