Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSiqueira, Ionara Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorSoares, Flávia Renatapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-25T03:32:13Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257384pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos, com a popularização de eletrônicos portáteis com acesso à internet, ficou mais fácil pesquisar e compartilhar um conteúdo. A criação e a divulgação de conteúdo eram atribuídas em geral a jornalistas, no entanto, com o surgimento de blogs e redes sociais foi possível a diferentes usuários, frequentemente publicando e compartilhando anonimamente interpretações de fatos e opiniões pessoais. No entanto, esta realidade gerou a popularização de notícias tendenciosas ou enganosas com resultados negativos e de amplo alcance. Desta forma, os estudantes cientistas-mirins, utilizando questionários, investigaram parâmetros de fontes de informações e explanações especialmente sobre saúde com foco na Covid-19 e vacinação em comunidade escolar do município de Bento Gonçalves – RS. Os estudantes organizaram os dados, construíram gráficos e discutiram as informações obtidas. Foi possível perceber neste estudo inicial que que parte da comunidade escolar, representada pelos entrevistados, não pesquisam as notícias antes de compartilhar, não se consideram capazes de identificar notícias falsas e muitas quando indagados sobre questões de notícias falsas sobre saúde não conseguiam opinar sobre a veracidade destas. Acreditamos que com aplicação do método científico e análise dos resultados os estudantes estão instrumentalizados para identificar notícias falsas com uma visão crítica e perceberam as consequências de notícias enganosas, especialmente na saúde. Desta forma podem influenciar e transformar toda a comunidade escolar evitando que a desinformação cause mais danos na sociedade.pt_BR
dc.description.abstractWith the popularization of portable electronics with internet access, it has become easier to search and share content in recent years. The creation and dissemination of content were generally attributed to journalists, however, with the emergence of blogs and social networks it was possible for different users, frequently publish and share anonymous interpretations of facts and personal opinions. However, this reality generated the popularization of biased or misleading news with negative and far-reaching results. Thus, using questionnaires, the junior scientist students investigated parameters of information sources and explanations, especially about health, with a focus on Covid-19 and vaccination in a school community in the city of Bento Gonçalves – RS. Students organized the data, built graphs, and discussed the information obtained. It was possible to see in this initial study that part of the school community, represented by the interviewees, do not research the news before sharing, they do not consider themselves capable of identifying false news and many, when asked about false health news issues, we’re unable to express their opinion on its veracity. of these. By applying the scientific method and analyzing the results, we believe that students are equipped to identify false news with a critical view and realize the consequences of misleading news, especially in health. In this way, they can influence and transform the entire school community, preventing misinformation from causing further damage to society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.subjectDisinformationen
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectHealthen
dc.subjectRedes sociais onlinept_BR
dc.subjectVaccinesen
dc.subjectCoronavirusen
dc.subjectComunicação em saúdept_BR
dc.subjectVacinaçãopt_BR
dc.subjectFake newsen
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleReflexão crítica por estudantes do ensino fundamental sobre notícias enganosas relacionadas à saúde em redes sociais usando método científicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRockembach, Caroline Tuchtenhagenpt_BR
dc.identifier.nrb001164328pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem