Escutar as juventudes para preservar a natureza : estado da arte das publicações nacionais de pós-graduação sobre jovens e meio ambiente
Fecha
2023Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
A questão ambiental tem tomado conta da discussão acadêmica e midiática na sociedade contemporânea, pois tem sua importância no planejamento do futuro do planeta. Este trabalho avaliou abordagens teóricas e metodológicas utilizadas em pesquisas acadêmicas sobre as relações entre o meio ambiente e juventudes, aplicadas à educação ambiental (EA), com o objetivo de identificar avanços nesta linha de pesquisa e propor outras formas de EA no ensino de Geografia para jovens contemporâneos. O referenc ...
A questão ambiental tem tomado conta da discussão acadêmica e midiática na sociedade contemporânea, pois tem sua importância no planejamento do futuro do planeta. Este trabalho avaliou abordagens teóricas e metodológicas utilizadas em pesquisas acadêmicas sobre as relações entre o meio ambiente e juventudes, aplicadas à educação ambiental (EA), com o objetivo de identificar avanços nesta linha de pesquisa e propor outras formas de EA no ensino de Geografia para jovens contemporâneos. O referencial teórico abordou três segmentos: juventudes contemporâneas, a questão ambiental e o ensino de Geografia. Foram selecionadas publicações nacionais na Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações (BDTD), delimitadas pelos descritores “jovens”, “juventudes”, “meio ambiente” e “ambiente”. Nos sete trabalhos selecionados para análise, foram identificadas informações como objetivo geral, metodologias de abordagem, instrumentos de investigação, metodologias de análise, população e cenário investigados, além das referências bibliográficas mais citadas. As pesquisas estão relacionadas à institucionalização e avaliação de políticas públicas e programas voltados para a educação ambiental, assim como narrativas de jovens e diálogos entre populações, todas envolvendo EA. As palavras-chaves dos trabalhos analisados permitiram um agrupamento dos mesmos em quatro categorias: (a) sujeitos (jovens, juvenis, juventude, infanto e militante), (b) espaços (Brasil, rural e agrícola), (c) temáticas (meio ambiente, ambiental, socioambiental, sustentabilidade, sustentável e políticas públicas) e (d) investigativa (participação, engajamento, conferências, socialização e percepção). Os verbos utilizados nos objetivos foram “analisar”, “avaliar”, “compreender”, “expor” e “investigar”, repetindo-se apenas o verbo “analisar”. A referência mais citada foi a Constituição da República Federativa do Brasil. Dentre as organizações metodológicas, predominou a abordagem qualitativa; os instrumentos mais utilizados foram entrevista semiestruturada, observação participante e questionários; os métodos de análise foram análise de narrativas, de conteúdo, do discurso e análise textual interpretativa. As populações observadas foram jovens, professores e adultos, com ampla dominância de jovens. O principal cenário estudado foi a cidade. Se observou a necessidade de continuidade de ações de educação ambiental, que pode se dar pelo engajamento político de jovens, ou principalmente pela criação de formas de construção de conhecimento em ambientes escolares. ...
Abstract
The environmental question has taken over the academic and media discussion in contemporary society, as it is important in planning the future of the planet. This work evaluated theoretical and methodological approaches used in academic research on the relationship between the environment and youth, applied to environmental education (EE), with the purpose of identifying advances in this line of research and proposing other forms of EE in teaching Geography for contemporary young people. The th ...
The environmental question has taken over the academic and media discussion in contemporary society, as it is important in planning the future of the planet. This work evaluated theoretical and methodological approaches used in academic research on the relationship between the environment and youth, applied to environmental education (EE), with the purpose of identifying advances in this line of research and proposing other forms of EE in teaching Geography for contemporary young people. The theoretical framework addressed three segments: contemporary youth, the environmental question, and the teaching of Geography. National publications in the National Library of Theses and Dissertations (BDTD) were selected, delimited by the descriptors “young people”, “youths”, and “environment”. In the seven publications selected for analysis, information was identified such as general objective, approach methodologies, research instruments, analysis methodologies, investigated population and scenario, in addition to the most cited bibliographical references. Research is related to the institutionalization and evaluation of public policies and programs aimed at environmental education, as well as youth narratives and dialogues between populations, all involving EE. The keywords of the works analyzed allowed them to be grouped into four categories: (a) subjects (young people, juveniles, youth, children, and militants), (b) spaces (Brazil, rural and agricultural), (c) themes (environment environment, environmental, socio- environmental, sustainability, sustainable, and public policies) and (d) investigative (participation, engagement, conferences, socialization, and perception). The verbs used in the objectives were “analyze”, “evaluate”, “understand”, “expose” and “investigate”, with only the verb “analyze” being repeated. The most cited reference was the Constitution of the Federative Republic of Brazil. Among the methodological organizations, the qualitative approach predominated; the most used instruments were semi-structured interviews, participant observation and questionnaires; the analysis methods were narrative analysis, content analysis, discourse analysis and interpretive textual analysis. The observed populations were young people, teachers, and adults, with a large predominance of young people. The main scenario studied was the city. It was observed the need for continuity of environmental education actions, which can happen through the political engagement of young people, or mainly through the creation of ways of building knowledge in school environments. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Licenciatura.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37618)Tesinas Geografía (463)
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