Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorRamos, Marilia Pattapt_BR
dc.contributor.authorXerxenevsky, Lauren Lewispt_BR
dc.contributor.authorSaraiva, Mateuspt_BR
dc.date.accessioned2023-04-19T03:24:43Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2318-1338pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257180pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo avaliar a correlação do desempenho em testes de proficiência no Brasil -Prova Brasil -e quatro dimensões das escolas: gestão institucional, espaço físico, organização e ambiente de trabalho e práticas pedagógicas e de avaliação. Correlacionou-se os resultados da política auto avaliativa feita no Rio Grade do Sul e a nota média das escolas da Prova Brasil, ambos de 2013, para os testes de proficiência em língua portuguesa e matemática para o 5º ano e o 9º ano nas escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Para as dimensões analisadas, construiu-se uma escala agregando as respostas de indicadores correspondentes a cada dimensão, que variam desituação crítica a situação ideal, em uma escala de 1 a 5. Utilizando a técnica de análise de variância, constatou-se que há uma tendência estatisticamente significativa de que os melhores desempenhos coincidam com as melhores autoavaliações institucionais, porém, a única dimensão em que esta tendência ocorreu nas duas séries e nos dois componentes curriculares das disciplinas pesquisadas foi na dimensão sobre as práticas pedagógicas e de avaliação.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to evaluate the correlation between performance in proficiency tests in Brazil -Prova Brasil -and four dimensions of schools: institutional management, physical space, organization and work environment, and pedagogical and evaluation practices. The results of the self-assessment policy carried out in Rio Grande do Sul were correlated with the average score of the schools in the Prova Brasil, both in 2013, for the proficiency tests in Portuguese and mathematics for the 5th and 9th grades in the schools of the Public State Network of Rio Grande do Sul. For the analyzed dimensions, a scale was constructed by aggregating the responses of indicators corresponding to each dimension, which vary from a critical situation to an ideal situation, on a scale of 1 to 5. Using the analysis of variance technique, it was found that It is known that there is a statistically significant tendency for the best performances to coincide with the best institutional self-evaluations, but the only dimension in which this tendency occurred in both grades and in the two curricular components of the subjects surveyed was in the dimension on pedagogical practices and assessment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRegae : revista de gestão e avaliação educacional. Santa Maria, RS. Vol. 12, n. 21 (2023), e74095, p. 1-16pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectParticipatory self-assessmenten
dc.subjectSchool learningen
dc.subjectProficiênciapt_BR
dc.subjectInstitutional evaluationen
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAnalysis of varianceen
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectRio Grande do Sul : Aspectos sociaispt_BR
dc.titleO efeito escola sobre o desempenho dos alunos gaúchos : uma análise a partir da autoavaliação institucionalpt_BR
dc.title.alternativeThe school effect on the performance of students from Rio Grande do Sul : an analysis based on institutional self assessmenten
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001165993pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem