Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorLevandowski, Daniela Centenaropt_BR
dc.contributor.authorPiccinini, Cesar Augustopt_BR
dc.contributor.authorLopes, Rita de Cassia Sobreirapt_BR
dc.date.accessioned2010-09-11T04:21:39Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn0102-7972pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25714pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo investigou o processo de separação-individuação de adolescentes do sexo masculino na transição para a paternidade. Os participantes foram três adolescentes, com 16 a 18 anos de idade no início da coleta de dados, residentes em Porto Alegre. Foi utilizado um delineamento de estudo de caso coletivo, de caráter longitudinal, para avaliar tal aspecto junto aos adolescentes no terceiro trimestre de gestação, terceiro mês, primeiro e segundo ano do bebê. Os relatos dos participantes foram analisados através de análise de conteúdo qualitativa, buscando investigar indicadores da segunda (Blos, 1996) e terceira (Colarusso, 1990) individuação. Foi possível constatar características das duas fases desse processo, especialmente no segundo ano do bebê, indicando que a paternidade, apesar de dificultar a vivência de algumas tarefas específicas da adolescência, trouxe alguns avanços no aspecto emocional.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aimed at investigating the separation-individuation process in male adolescents during transition period to fatherhood. Three young fathers, aged between 16 and 18 years old in the beginning of data collection, living in Porto Alegre, took part in the study. To evaluate this process, the study used a collective-case design, of a longitudinal character, which comprised four phases: third quarter of pregnancy, the baby’s third month, his/her first and second year. The participants’ answers were analyzed through qualitative content analysis, looking for indicators of the second (Blos, 1996) and the third individuation (Colarusso, 1990). It was possible to verify characteristics of the second individuation in the young fathers, as well as of the third, especially in the child’s second year of life, indicating that fatherhood brought some advances for emotional development is concerned, even though it also made some tasks of adolescence more difficult to be achieved.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 22, n.3 (set./dez. 2009), p. 353-361pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSeparação-individuaçãopt_BR
dc.subjectAdolescenceen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectFatherhooden
dc.subjectSeparation-individuation processen
dc.subjectPaternidadept_BR
dc.titleO processo de separação-individuação em adolescentes do sexo masculino na transição para a paternidadept_BR
dc.title.alternativeThe process of separation-individuation in adolescents during transition to fatherhood en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000729511pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem