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dc.contributor.advisorScherer, Ana Paula Rigattipt_BR
dc.contributor.authorSelau, Ísis Lagemannpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-14T03:28:19Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257083pt_BR
dc.description.abstractA análise do desenvolvimento da escrita de crianças em fase de alfabetização costuma ser realizada utilizando-se a classificação proposta por Ferreiro e Teberosky (1985). Entretanto, percebese que esta classificação apresenta limitações quanto à compreensão da criança sobre o sistema alfabético de escrita. A teoria de Ehri (1997, 2005) parece melhor adequar-se para analisar a escrita sob este paradigma. Desta forma, verificou-se a escrita de crianças de 1º e 2º anos de acordo com os dois modelos de análise, destacando as principais diferenças e perspectivas das teorias. Foram utilizadas amostras de escrita da pesquisa “A construção da escrita no nível da frase nos anos iniciais do ensino fundamental” por meio do ditado “4 palavras e 1 frase”, de acordo com tema proposto. As amostras de escrita foram analisadas conforme os dois modelos, com os resultados organizados em quadro comparativo e discutidos conforme literatura. Conclui-se que a proposta de Ehri é mais adequada para se observar o processo de apropriação do sistema alfabético. Para tanto, escritas présilábicas podem ser classificadas como parcialmente alfabéticas se já apresentam alguma relação grafêmica; a existência do nível silábico proposto por Ferreiro e Teberosky passa a ser questionada e a diferenciação entre o nível alfabético e a fase alfabética consolidada torna-se importante na análise para o posterior avanço da escrita de frases e textos pela criança.pt_BR
dc.description.abstractThe analysis of writing development in students learning to read and write has been using as a rule Ferreiro and Teberosky‟s rating (1985). However, we see that this approach has some limitations as to children‟s understanding of the alphabetic system. Ehri‟s theory (1997, 2005) seems to better comprise writing under that paradigm. Thus, we analyzed the writings of 1st and 2nd year students of elementary school according to these two approaches, highlighting the main differences and perspectives of analysis. Samples of writings from “The construction of writings in phrase level in the first years of elementary school” were used, by applying “4 words, 1 phrase” dictation, based on the chosen subject matter. These samples were studied in the light of Ferreiro and Teberosky‟s, as well as Ehri‟s ratings. The results were arranged in a comparative chart and discussed considering current theories. We reached the conclusion that Ehri‟s theory is the most appropriate for checking the process of alphabetic system acquisition. In accordance with this theory, pre-syllabic writings can be rated as partially alphabetic if they present some graphemic relationship. The existence of Ferreiro and Teberosky‟s syllabic level can be questioned, and the distinction between alphabetic level and alphabetic consolidated phase is relevant for further advances in writing of phrases and texts by children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectWriting ratingen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectReading and writingen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectReading and writing learningen
dc.titleAnálise da escrita de alunos de 1° e 2° anos de uma escola pública de Porto Alegre : comparação de dois modelospt_BR
dc.title.alternativeWriting analysis of 1st and 2nd year students in a public school in Porto Alegre: comparing two rating modelsen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001113779pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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