Ensinando ciências através das tecnologias de imageamento aplicadas na medicina
dc.contributor.advisor | Pavani, Daniela Borges | pt_BR |
dc.contributor.author | Rockenbach, Tatiana Brambila | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-14T03:27:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257067 | pt_BR |
dc.description.abstract | Apresentamos uma sequência didática que faz uso da metodologia de projetos para despertar o interesse pela Ciência de alunos do Ensino Fundamental II. O tema escolhido é "As tecnologias de imageamento aplicadas na medicina”, com o objetivo de aproximar a Ciência que está no entorno do docente, com os conteúdos de sala de aula, sendo um facilitador do ensino de ciências por investigação como uma prática pedagógica que contribui na alfabetização científica a partir de uma temática de cunho social e contextualizada no cotidiano de nossos alunos. O trabalho tem como proposta abordar algumas aplicações tecnológicas da Física na Medicina visando a ensinar de forma mais agradável e contextualizada os conceitos básicos de Física das Radiações para alunos do Ensino Fundamental. Como referencial teórico nos apoiamos nos estudos realizados no âmbito da teoria de aprendizagem significativa, das obras de abordagem Sociocultural, por autores como Paulo Freire e Philippe Perrenoud. Essa proposta, então, vem a corroborar, como um agente facilitador da aprendizagem dos jovens despertando o desejo de saber a origem de fenômenos da natureza e suas aplicações tecnológicas explorando, assim, um senso crítico e investigativo. Aqui vou utilizar recursos, como mapas conceituais, testes, textos de apoio, confecção de um banner e um disco com informações sobre os assuntos abordados. Relacionar situações cotidianas em nossas aulas de Ciências somente trará benefícios entre a aprendizagem do nosso aluno e a aplicação de seus conhecimentos em sua vida cotidiana, sendo assim, ao trabalhar com projetos nas aulas de Ciências ajuda a despertar o interesse dos alunos do ensino fundamental e é uma meta que deve ser constantemente seguida por nós professores de ciências, quer seja para formar profissionais nesta área, bem como formar cidadãos conscientes das necessidades de seus conhecimentos para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. | pt_BR |
dc.description.abstract | We present a following teaching that uses projects to arouse interest for Science in Ensino Fundamental II students. The chosen subject is "Imaging technologies applied to medicine", with the intent of approximating the Science which is around teachers to what is taught in the classroom, acting as a conduit to the teaching of science through investigation as a pedagogic approach that contributes to scientific literacy through social aspects that help contextualize the school subjects in the students’ daily lives. The proposition of this project is to tackle some Physics technological applications in Medicine aiming to teach in a more useful and pleasant way basic concepts about Radiation Physics to Ensino Fundamental students. As theoretical reference, the studies carried out within the scope of meaningful learning theory of Sociocultural works, by authors such as Paulo Freire and Philippe Perrenoud. This proposal, then, comes to corroborate, as an agent that facilitates the learning of young people, awakening the desire to know the origin of natural phenomena and their technological applications, thus exploring a critical and investigative sense. Here I will use resources such as concept maps, tests, support texts, making a banner and a disc with information on the topics covered. Relating everyday situations in our Science classes will only bring benefits between our student's learning and the application of their knowledge in their daily life, so when working with projects in Science classes it helps classes makes students more invested and interested, which should be our main objective as Science teachers, either to train professionals in this area, or to form citizens who are aware of what they need to improve their society's quality of life. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Science | en |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Technology and radiation teaching | en |
dc.subject | Diagnóstico por imagem | pt_BR |
dc.title | Ensinando ciências através das tecnologias de imageamento aplicadas na medicina | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Rockembach, Caroline Tuchtenhagen | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001166212 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Biológicas (182)