Embate entre a “modernidade” e a “tradição” em Moçambique: recepção e apropriação de audiovisuais de prevenção e combate às uniões prematuras
Fecha
2023Autor
Tutor
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
O objetivo desta tese, de forma macro, é “Compreender de que forma as tradições locais de linhagem matrilinear e patrilinear agenciam a construção de sentido sobre as políticas de comunicação de prevenção e combate às uniões prematuras.” Com este desiderato, interessa-nos estudar as articulações, no processo de recepção das campanhas, que se estabelecem entre as tradições locais e os conteúdos de prevenção e combate às uniões prematuras. Para efeitos teóricos, a tese recorreu aos estudos cultur ...
O objetivo desta tese, de forma macro, é “Compreender de que forma as tradições locais de linhagem matrilinear e patrilinear agenciam a construção de sentido sobre as políticas de comunicação de prevenção e combate às uniões prematuras.” Com este desiderato, interessa-nos estudar as articulações, no processo de recepção das campanhas, que se estabelecem entre as tradições locais e os conteúdos de prevenção e combate às uniões prematuras. Para efeitos teóricos, a tese recorreu aos estudos culturais na sua versão latino-americana. Os dados foram coletados através da observação participante, análise documental que incluiu as políticas de prevenção e combate as uniões prematuras e os audiovisuais veiculados. Foram realizadas entrevistas etnográficas que incluíram 17 meninas, sendo 11 sujeitos de Rapale-Sede e 6 de Dombe-Sede. Nos processos analíticos, optou-se pelo método de análise do ciclo de políticas desenvolvido por Bowe, Ball e Gold (1992), que aponta como categoriasː contexto de influência, contexto de produção do texto, contexto da prática, contexto dos resultados e contexto dos efeitos. Foram aplicadas as categorias de Martín-Barbero, na análise dos audiovisuais, em que se exploraram as dinâmicas de produção e a composição textual, articulando com as preposições do Guillermo Orozco sobre análise axiológica. Em adição, recorreu- se ao Mapa Noturno apresentado em De los Medios a las Mediaciones de Martín- Barbero na análise das entrevistas. Os dados mostram que há uma influência internacional na produção das políticas nacionais de prevenção e combate às uniões prematuras. No que concerne aos audiovisuais, estes são produzidos dentro do modelo educação e entretimento e disseminam uma oposição entre “modernidade” e “tradição”. A “modernidade” é descrita como valor, enquanto a “tradição” é descrita como anti- valor. Por fim, o mapa noturno mostrou que a temporalidade social, como mediação, carateriza-se pela articulação em dois tempos: a “modernidade” que medeia os sentidos sobre o crescimento até 18 anos e a ida para escola, enquanto a “tradição” medeia os sentidos à volta do crescimento baseado na ocorrência da primeira menstruação e a necessidade da perpetuação dos ritos de iniciação e das práticas do cubatiro. A cotidianidade carateriza-se pela ruralidade com um consumo midiático pobre e se circunscreve entre machamba e casa. Por fim, a competência cultural visibiliza-se através de meninas que descrevem os audiovisuais como reais, meninas pró “modernidade”; pró “tradição” e pela posição negociada. ...
Abstract
The objective of this thesis, in a macro way, is to “Understand how local traditions of matrilineal and patrilineal lineage mediate the construction of meaning about communication policies to prevent and combat premature unions.” With this aim in mind, we are interested in studying the articulations, in the campaign reception process, that are established between local traditions and the contents of preventing and combating premature unions. For theoretical purposes, the thesis resorted to cult ...
The objective of this thesis, in a macro way, is to “Understand how local traditions of matrilineal and patrilineal lineage mediate the construction of meaning about communication policies to prevent and combat premature unions.” With this aim in mind, we are interested in studying the articulations, in the campaign reception process, that are established between local traditions and the contents of preventing and combating premature unions. For theoretical purposes, the thesis resorted to cultural studies in its Latin American version. Data were collected through participant observation, document analysis that included policies to prevent and combat premature unions and broadcast audiovisuals. Ethnographic interviews were conducted with 17 girls, 11 from Rapale-Sede and 6 from Dombe-Sede. In the analytical processes, the policy cycle analysis method developed by Bowe, Ball and Gold (1992) was chosen, which points out as categories: context of influence, context of text production, context of practice, context of results and context of effects. Martín-Barbero's categories were applied in the analysis of audiovisuals, in which production dynamics and textual composition were explored, articulating with Guillermo Orozco's prepositions on axiological analysis. In addition, the Nocturnal Map presented in De los Medios a las Mediaciones by Martín-Barbero was used in the analysis of the interviews. The data show that there is an international influence in the production of national policies to prevent and combat premature unions. As far as audiovisuals are concerned, they are produced within the education and entertainment model and disseminate an opposition between “modernity” and “tradition”. “Modernity” is described as value, while “tradition” is described as anti-value. Finally, the nocturnal map showed that social temporality, as mediation, is characterized by articulation in two times: “modernity” that mediates the meanings of growing up to 18 years of age and going to school, while “tradition” mediates the meanings around growth based on the occurrence of the first menstruation and the need to perpetuate the initiation rites and practices of the cubatiro. Everyday life is characterized by rurality with poor media consumption and is confined between the farm and the house. Finally, cultural competence is visible through girls who describe audiovisuals as real, girls who are pro “modernity”; for “tradition” and for the negotiated position. ...
Resumen
El objetivo de esta tesis, de manera macro, es “Comprender cómo las tradiciones locales de linaje matrilineal y patrilineal medea la construcción de sentido sobre las políticas de comunicación para prevenir y combatir las uniones prematuras”. Con este fin, nos interesa estudiar las articulaciones, en el proceso de recepción de campañas, que se establecen entre las tradiciones locales y los contenidos de prevención y lucha contra las uniones prematuras. Para fines teóricos, la tesis recurrió a l ...
El objetivo de esta tesis, de manera macro, es “Comprender cómo las tradiciones locales de linaje matrilineal y patrilineal medea la construcción de sentido sobre las políticas de comunicación para prevenir y combatir las uniones prematuras”. Con este fin, nos interesa estudiar las articulaciones, en el proceso de recepción de campañas, que se establecen entre las tradiciones locales y los contenidos de prevención y lucha contra las uniones prematuras. Para fines teóricos, la tesis recurrió a los estudios culturales en su versión latinoamericana. Los datos fueron recolectados a través de la observación participante, análisis de documentos que incluyeron políticas para prevenir y combatir uniones prematuras y difusión de audiovisuales. Se realizaron entrevistas etnográficas con 17 niñas, 11 de Rapale-Sede y 6 de Dombe-Sede. En los procesos analíticos se optó por el método de análisis del ciclo de políticas desarrollado por Bowe, Ball y Gold (1992), que señala como categorías: contexto de influencia, contexto de producción de texto, contexto de práctica, contexto de resultados y contexto de efectos. Se aplicaron las categorías de Martín-Barbero en el análisis de audiovisuales, en las que se exploraron las dinámicas de producción y composición textual, articulando con las preposiciones de Guillermo Orozco sobre el análisis axiológico. Además, en el análisis de las entrevistas se utilizó el Mapa Nocturno presentado en De los Medios a las Mediaciones de Martín-Barbero. Los datos muestran que existe una influencia internacional en la producción de políticas nacionales para prevenir y combatir las uniones prematuras. En cuanto a los audiovisuales, se producen dentro del modelo de educación y entretenimiento y difunden una oposición entre “modernidad” y “tradición”. La “modernidad” se describe como valor, mientras que la “tradición” se describe como antivalor. Finalmente, el mapa nocturno mostró que la temporalidad social, como mediación, se caracteriza por la articulación en dos tiempos: la “modernidad” que media los significados de crecer hasta los 18 años y de ir a la escuela, mientras que la “tradición” media los significados en torno al crecimiento. a partir de la ocurrencia de la primera menstruación y la necesidad de perpetuar los ritos y prácticas iniciáticas del cubatiro. La vida cotidiana se caracteriza por la ruralidad con un escaso consumo de medios y está confinada entre la finca y la casa. Finalmente, la competencia cultural se hace visible a través de niñas que describen los audiovisuales como reales, niñas que están a favor de la “modernidad”; por la “tradición” y por la posición negociada. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Colecciones
-
Ciencias Sociales Aplicadas (6097)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License