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dc.contributor.advisorPavani, Daniela Borgespt_BR
dc.contributor.authorSilva, Neida Teresinha dapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-13T03:25:40Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257041pt_BR
dc.description.abstractAtualmente tem crescido a preocupação ambiental em diminuir os impactos que nós seres humanos causamos ao ambiente.Uma das grandes preocupações que afeta diretamente a qualidade de vida de todos os seres vivos é a geração de resíduos sólidos, principalmente o descarte incorreto de medicamentos que afeta os recursos hídricos e ecossistema aquático. Ao compreender esta importância, acreditamos que uma sequência didática que promova o ensino por investigação, associada a alfabetização científica como sugestão para planos de aula,contribui no entendimento desta questão maior. Logo, o presente trabalho se coloca como uma contribuição para reverter os dados expressados pelo Pisa de que a população brasileira não apresenta uma formação científica adequada ao longo do seu ensino básico. Este trabalho poderá ser uma alternativa para promover a alfabetização científica no ensino básico ao despertar e conscientizar os estudantes do ensino fundamental por meio do ensino investigativo sobre o uso adequado e descarte de medicamentos. Assim, os alunos podem tornar-se cidadãos conscientes e aptos a compreender que os medicamentos quando usados de maneira indiscriminada e descartada de forma indevida causam problemas de saúde e ambientais.pt_BR
dc.description.abstractCurrently, the environmental concern to reduce the impacts that we human beings cause to the environment has grown. One of the major concerns that directly affects the quality of life of all living beings is the generation of solid waste, especially the incorrect disposal of medicines that affect water resources and aquatic ecosystem. By understanding this importance, we believe that aninquiry-based learning didactic sequence, associate with scientific literacy as a suggestion for classroom plans, will help to understand this larger issue. Therefore, the present work is intended as a contribution to reversing the data expressed by Pisa that the Brazilian population does not have adequate scientific training throughout their basic education. This work may be an alternative to promote scientific literacy in basic education by awakening and raising awareness among elementary school students through investigative teaching on the proper use and disposal of medications. Thus, students can become aware citizens and able to understand that medicines when used indiscriminately and improperly discarded cause health and environmental problems.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectScientific literacyen
dc.subjectPreparações farmacêuticaspt_BR
dc.subjectDidactic sequenceen
dc.subjectDisposal of medicationsen
dc.titleUma proposta de aula para o ensino fundamental com temática alfabetização científica e medicamentospt_BR
dc.title.alternativeA class proposal for elementary education with thematic scientific literacy and medicines en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRockembach, Caroline Tuchtenhagenpt_BR
dc.identifier.nrb001165918pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


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