Mostrar el registro sencillo del ítem
Uma proposta de aula para o ensino fundamental com temática alfabetização científica e medicamentos
dc.contributor.advisor | Pavani, Daniela Borges | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Neida Teresinha da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-13T03:25:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257041 | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente tem crescido a preocupação ambiental em diminuir os impactos que nós seres humanos causamos ao ambiente.Uma das grandes preocupações que afeta diretamente a qualidade de vida de todos os seres vivos é a geração de resíduos sólidos, principalmente o descarte incorreto de medicamentos que afeta os recursos hídricos e ecossistema aquático. Ao compreender esta importância, acreditamos que uma sequência didática que promova o ensino por investigação, associada a alfabetização científica como sugestão para planos de aula,contribui no entendimento desta questão maior. Logo, o presente trabalho se coloca como uma contribuição para reverter os dados expressados pelo Pisa de que a população brasileira não apresenta uma formação científica adequada ao longo do seu ensino básico. Este trabalho poderá ser uma alternativa para promover a alfabetização científica no ensino básico ao despertar e conscientizar os estudantes do ensino fundamental por meio do ensino investigativo sobre o uso adequado e descarte de medicamentos. Assim, os alunos podem tornar-se cidadãos conscientes e aptos a compreender que os medicamentos quando usados de maneira indiscriminada e descartada de forma indevida causam problemas de saúde e ambientais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Currently, the environmental concern to reduce the impacts that we human beings cause to the environment has grown. One of the major concerns that directly affects the quality of life of all living beings is the generation of solid waste, especially the incorrect disposal of medicines that affect water resources and aquatic ecosystem. By understanding this importance, we believe that aninquiry-based learning didactic sequence, associate with scientific literacy as a suggestion for classroom plans, will help to understand this larger issue. Therefore, the present work is intended as a contribution to reversing the data expressed by Pisa that the Brazilian population does not have adequate scientific training throughout their basic education. This work may be an alternative to promote scientific literacy in basic education by awakening and raising awareness among elementary school students through investigative teaching on the proper use and disposal of medications. Thus, students can become aware citizens and able to understand that medicines when used indiscriminately and improperly discarded cause health and environmental problems. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject | Scientific literacy | en |
dc.subject | Preparações farmacêuticas | pt_BR |
dc.subject | Didactic sequence | en |
dc.subject | Disposal of medications | en |
dc.title | Uma proposta de aula para o ensino fundamental com temática alfabetização científica e medicamentos | pt_BR |
dc.title.alternative | A class proposal for elementary education with thematic scientific literacy and medicines | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Rockembach, Caroline Tuchtenhagen | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001165918 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Biologicas (183)