Produção de material didático sobre os fungos como aporte no ensino de Biologia do ensino médio
dc.contributor.advisor | Malysz, Tais | pt_BR |
dc.contributor.author | Bobsin, Morgana Flores | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-13T03:24:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257026 | pt_BR |
dc.description.abstract | A Micologia é a ciência que estuda os fungos, estes, abrigados dentro do Reino Fungi. Os fungos são organismos eucariontes, e diferente do que muitos acreditam, são mais próximos evolutivamente dos animais do que das plantas. O grupo possui uma variedade gigantesca de representantes, desde organismos microscópicos, como Saccharomyces cerevisiae, até indivíduos gigantes, como é o caso do cogumelo-de-mel (Armillaria gálica), considerado o maior ser vivo do mundo, com quase 8km de extensão. Os fungos possuem diferentes funções na natureza, assim como para economia. Os fungos vêm ganhando notoriedade e atenção dos pesquisadores, e com isso, diferentes mudanças estão ocorrendo dentro de sua sistemática. Infelizmente, nem sempre os educadores conseguem acompanhar as inúmeras informações que vão surgindo diariamente, seja pelo excesso de carga de trabalho, ou pela grande quantidade de subáreas que a Biologia abrange. Também há dificuldade de encontradas materiais publicados em português, visto que em sua grande maioria esses estudos são elaborados em inglês. Outro fator que motivou a elaboração desta proposta foi a limitação dos dados encontrados nos livros didáticos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi produzir uma cartilha, como material de suporte pedagógico, para professores do Ensino Médio, através do qual pudéssemos aproximá-los das informações mais atuais sobre estes organismos abordando desde sua sistemática, história evolutiva, aplicabilidades, bem como relacionar os principais representantes encontrados no nosso estado – Rio Grande do Sul. Diante disso, esta construção foi realizada a partir de pesquisas bibliográficas, em bancos de artigos e trabalhos acadêmicos, tais como Scielo e Google acadêmico. | pt_BR |
dc.description.abstract | Mycology is the science that studies fungi, which are in the Fungi Kingdom. Fungi are eukaryotic organisms, and unlike what many people believe, they are evolutionarily closer to animals than to plants. The group has a huge variety of representatives, from microscopic organisms, such as Saccharomyces cerevisiae, to giant individuals, such as the honey mushroom (Armillaria galica), considered the largest living being in the world, with almost 8 km in length. Fungi have different functions in nature as well as for economy. Fungi have been gaining notoriety and attention from researchers, and with that, different changes are taking place within their systematics. Unfortunately, educators are not always able to keep up with the countless pieces of information that emerge daily, whether due to an excessive workload or the large number of sub-areas that Biology covers. It is also difficult to find materials published in Portuguese, as the vast majority of these studies are written in English. Another factor that motivated the elaboration of this proposal was the limitation of data found in textbooks. In this context, this paper aimed to produce a booklet, as pedagogical support material, for high school teachers, through which we could bring them closer to the most current information about these organisms, covering from their systematics, evolutionary history, applicability, as well as list the main representatives found in our state – Rio Grande do Sul. Therefore, this construction was carried out from bibliographical research in databases such as Scielo and Google Scholar. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mycology | en |
dc.subject | Materiais de ensino | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning | en |
dc.subject | Micologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental e médio | pt_BR |
dc.subject | Practical practice | en |
dc.subject | Support material | en |
dc.title | Produção de material didático sobre os fungos como aporte no ensino de Biologia do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Gallon, Mônica da Silva | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001165705 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Biológicas (182)