Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorSantarosa, Lucila Maria Costipt_BR
dc.date.accessioned2010-09-11T04:21:21Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn0102-7972pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25696pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é discutir sobre o desenvolvimento da interação social em ambientes digitais de aprendizagem, com sujeitos com Autismo. A revisão de literatura baseia-se na Teoria Sócio-Histórica e em teóricos do Autismo. Para tanto, parte-se de uma discussão mais ampla sobre Interação Social e seu desenvolvimento, assim como as características apresentadas no autismo, considerando a intencionalidade de comunicação como um dos principais construtos teóricos para análise da interação social de pessoas com autismo em ambientes digitais. Finalmente, apresentamos e discutimos dados coletados num estudo de caso com quatro sujeitos com diferentes níveis da síndrome que foi realizado ao longo de dois anos de pesquisa utilizando ambientes digitais diversos, assim como os resultados alcançados no estudo.pt_BR
dc.description.abstractThe goal of this paper is to discuss the development of social interactions in virtual environments, specially considering the autism. The literature review is based on Sociohistorical Theory and main theoretical works about this condition. We start from a wide discussion about social interaction, its development and relation to autism characteristics, considering that the concept of intentional communication is fundamental to the analysis of social interaction of autistic subjects in virtual environments. Furthermore, we present and discuss the data obtained from a case of study carried out with four subjects that suffer from different levels of autism. The study was developed as a two years of research applying several virtual environments. We also discuss the main results of this research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 20, n. 1 (jan./abr. 2007), p. 54-64pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAutismen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSocial interactionen
dc.subjectVirtual learning environmenten
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.titleInteração social no autismo em ambientes digitais de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeSocial interaction in austim in learning virtual environment en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000606824pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples