Reflexões sobre o lixo : concepções de alunos do sétimo ano do ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Leal, Mirna Bainy | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Fábio Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T03:26:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/256960 | pt_BR |
dc.description.abstract | A população humana tem modificado as paisagens, tanto as urbanas quanto as rurais. Essas modificações geram muitos impactos nos ecossistemas terrestres e aquáticos. Infelizmente, esses impactos frequentemente são negativos. Neste cenário, duas turmas de sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre, participaram desta pesquisa que teve como objetivo central trazer algumas reflexões sobre as temáticas do lixo e seu gerenciamento, da sustentabilidade, da sociedade de consumo e obsolescência programada, assim como identificar suas concepções prévias sobre essas temáticas. Após uma série de atividades, como análise de charges, textos e pequenos vídeos, verificou-se que houve modificações nas concepções iniciais. Os estudantes apresentaram em suas respostas algumas ideias trabalhadas nas aulas, tais como a co-responsabilidade nas questões ambientais entre população e governantes e as ideias vinculadas a sustentabilidade e do cuidado com o ambiente para as gerações futuras. | pt_BR |
dc.description.abstract | The humans have changed both urban and rural landscapes. These modifications generate many impacts on terrestrial and aquatic ecosystems. Unfortunately, these impacts are often negative. In this scenario, two groups from the seventh grade of elementary school from a public school in Porto Alegre, participated in this research that had as its main objective to bring some reflections on the themes of garbage and its management, sustainability, consumer society and programmed obsolescense, as well as identifying their previous conceptions about these themes. After a series of activities, such as the analysis of cartoons, texts and short videos, it was verified if there were changes in the initial conceptions. After the activities were carried out, the students presented in their answers some ideas worked on in class, such as co-responsability for environmental issues between the population and governments and ideas linked to the sustainability of care for the environment for future generations. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Environment | en |
dc.subject | Garbage | en |
dc.subject | Resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject | Uso de resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject | Sustainability | en |
dc.subject | Consumption | en |
dc.title | Reflexões sobre o lixo : concepções de alunos do sétimo ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Reflexions on garbage conceptions of students in the seventh year of elementary school | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Fernandez, Sarita Mercedes | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001161648 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Biológicas (182)