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Aprendendo Ciências através das tecnologias : o uso de jogos digitais nas aulas de Ciências
dc.contributor.advisor | Silva, Lenir Orlandi Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Neckel, Jeanine de Mello | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T03:26:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/256944 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste em uma pesquisa sobre o uso de jogos nas aulas de Ciências e de como nós, professores, os inserimos nos planos de aula. Observa-se, também, se existe uma real compreensão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS) por parte dos professores e se as vemos como facilitadoras no processo de ensino aprendizagem. O enfoque surgiu através da reflexão sobre as práticas de ensino utilizadas, principalmente neste momento de pandemia, e da observação de como ocorre a devolução das atividades por parte dos alunos, quando se usa de ferramentas diferenciadas como esta. Essa pesquisa foi realizada através de um questionário, respondido por professores de Ciências do ensino fundamental de escolas estaduais da região noroeste do Rio Grande do Sul, para o trabalho de conclusão de curso, da especialização "Ciência é 10" da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Através dos resultados observados e analisados nesta pesquisa, conclui-se que o olhar investigativo reflexivo sobre as TDCIS e o seu uso na educação, se torna muito importante para nossa compreensão de como usar as tecnologias da melhor forma em nossos planos de aula ou para que se passe a usá-las com mais frequência. Muitos professores ainda não se sentem confiantes em usá-las, mas a maioria diz querer fazer mais formação nesta área para aprender sobre elas. Também observa-se que alguns professores não as usam nas aulas, por limitações, como acesso à internet, mas também pela falta de familiaridade e conhecimentos sobre as alternativas que se abrem com as TIDCs, no espaço educacional. Fica claro que precisamos, como professores, de formação contínua para acompanhar as mudanças tecnológicas que surgem constantemente em nosso dia a dia, especialmente no exercício da docência. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work consists of a research on the use of games in science classes and how we, teachers, insert them in class plans. It is also observed if there is a real understanding of DICTs (Digital Information and Communication Technologies) by teachers and whether we see them as facilitators in the teaching-learning process. The focus emerged through reflection on the teaching practices used, especially at this time of pandemic, and the observation of how students return activities when using different tools like this one. This research was carried out through a questionnaire, answered by elementary school science teachers from state schools in the northwest region of Rio Grande do Sul, for the course conclusion work, of the specialization "Science is 10" at the Federal University of Rio Grande From the South. Through the results observed and analyzed in this research, it is possible infer that the reflective investigative look on DICTs and its use in education becomes very important for our understanding of how to use technologies in the best ways in our lesson plans or to start using them more often. Many teachers still don't feel confident using technology tools in the classroomt, but most say they want to do more training in this area to learn about them. It is also observed that some teachers do not use them in class, due to limitations, such as internet access. However, in addition to internet access, another issue that arose was media education, so it is not enough for us to have the reach of this technology, but also to know how to use it. Therefore, we need, as teachers, continuous training to keep up with the technological changes that are constantly emerging in our daily lives as teachers. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teaching learning | en |
dc.subject | Jogos de vídeo | pt_BR |
dc.subject | Digital tools | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Games | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Reflection | en |
dc.title | Aprendendo Ciências através das tecnologias : o uso de jogos digitais nas aulas de Ciências | pt_BR |
dc.title.alternative | Learning science through technologies : the use of digital games in science classes | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Pittol, Michele | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001164689 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” | pt_BR |
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Ciencias Biologicas (182)