Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKirch, Guilhermept_BR
dc.contributor.authorMartins, Guilherme Amaralpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T03:26:20Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256940pt_BR
dc.description.abstractCom o cenário atual de brasileiros cada vez mais endividados, somado ao déficit na Previdência Social do país, a educação financeira e a entrada na Bolsa de Valores tem sido cada vez maior por parte dos jovens brasileiros. A digitalização das plataformas de investimentos e o aumento das opções de onde investir tem colaborado e muito para o aquecimento deste mercado. Em virtude disso, o presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar as motivações dos jovens brasileiros para investirem no mercado financeiro nos últimos anos. Para isso, elabora-se um questionário qualitativo com perguntas aos jovens que já investem e aos que não investem. Com o resultado, percebe-se que os jovens que já investem são motivados por retornos maiores, atingimento de objetivos de longo prazo e preocupações com a aposentadoria. Enquanto os jovens que não investem são motivados pela falta de conhecimento, medo de perder dinheiro e falta de capital. Por fim, conclui-se que os investidores são orientados por motivações extrínsecas juntamente da falta de motivações intrínsecas, além das diferentes variáveis que impactam na decisão de investir no mercado financeiro. Nesse sentido, fica a sugestão para que as instituições financeiras e os profissionais que trabalham na área sejam capazes de identificar e motivar intrinsecamente os jovens brasileiros, disponibilizando-lhes o conhecimento mais adequado sobre o mercado financeiro para investirem cada vez mais e melhor o seu capital.pt_BR
dc.description.abstractWith the current scenario of Brazilians increasingly in debt, added to the deficit in the country's Social Security, financial education and entry into the Stock Exchange has been increasing by young Brazilians. The digitization of investment platforms and the increase in options for where to invest have contributed greatly to the heating up of this market. As a result, the present work aims to identify and analyze the motivations of young Brazilians to invest in the financial market in recent years. To this end, a qualitative questionnaire was developed with questions to young people who already invest and those who do not. As a result, it is clear that young people who already invest are motivated by higher returns, achievement of long-term goals and concerns about retirement. While young people who do not invest are motivated by lack of knowledge, fear of losing money and lack of capital. Finally, it is concluded that investors are guided by extrinsic motivations together with the lack of intrinsic motivations, in addition to the different variables that impact the decision to invest in the financial market. In this sense, it is suggested that financial institutions and professionals working in the area are able to identify and intrinsically motivate young Brazilians, providing them with the most adequate knowledge about the financial market to invest more and better their capital.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdministração financeirapt_BR
dc.subjectInvestment marketen
dc.subjectyoung investorsen
dc.subjectInvestimento financeiropt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectmotivations to investen
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectfinancial educationen
dc.subjectMercado financeiropt_BR
dc.subjectIntrinsic motivationen
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectExtrinsic motivationen
dc.titleMotivações dos jovens brasileiros para investir no mercado financeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001165042pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples