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dc.contributor.advisorMatté, Cristianept_BR
dc.contributor.authorDornelles, Arielle da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T03:25:43Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256913pt_BR
dc.description.abstractComo explicita a Constituição Federal o uso e o cuidado ao meio ambiente são da responsabilidade de todos. E a importância da consciência de que somos parte deste meio ambiente e de que ações individuais refletem no todo deve ser assimilada por cada cidadão. Para tanto, entre outros, cabe às instituições educativas, promoverem a educação ambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem. Este trabalho teve como objetivo principal desenvolver a educação ambiental incentivando os estudantes a buscar alternativas sustentáveis que pudessem ser implementadas em uma escola do ensino fundamental, com base em uma postura crítica dos estudantes. Para tanto desenvolvemos a educação ambiental através de metodologias ativas que visam tornar os estudantes agentes centrais na transformação da escola em um ambiente sustentável. O método escolhido para desenvolver foi o de projetos e assim associar ensino, pesquisa e extensão, com uma abordagem crítico transformadora que concebe a educação ambiental como um processo político de apropriação crítica e reflexiva de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos. O projeto foi aplicado a estudantes do 6° aos 9°anos através de rodas de conversa e textos, levando temas como sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e consumo. Em grupos, os estudantes pesquisaram, escolheram e criaram projetos com com foco em sustentabilidade, levando em consideração o que poderia futuramente ser aplicado na escola. As turmas avaliaram os projetos identificando pontos positivos e negativos e definiram como mais viável e interessante a ser desenvolvido na escola o projeto: Instalar lixeiras, na escola, para coleta seletiva e orientar sobre a utilização adequada.pt_BR
dc.description.abstractAccording to the Federal Constitution, the use and care of the environment are everyone`s responsibility. And the importance to be conscious that all of us are part of the environment and that our individual actions have global impact must be assimilated by each one. Therefore, among others alternatives, is role of education institutions promote environmental education integrated to their programs education. The present work aims to develop environmental education encouraging students to find sustainable alternatives possible to be performed at elementary school based on critical student`s attitude. For this reason, we developed a project targeting environmental education, using active methodologies, aiming the students become central agents on conversion of school into sustainable environment. The method chosen was project development integrating teaching, research, and extension with critical transformative approach that understand environmental education as a political process of critical and reflective appropriation of knowledge, attitudes, values and behaviors. The project was developed with students from sixth to ninth grade through conversation groups and texts approaching topics such as sustainability, sustainable development and consumption. In groups, students researched, chose and created projects focusing on sustainability, considering what could be applied in school in the future. All the students evaluated the projects identifying positive and negative points and defined such most viable and interesting project to be development at school: “Install trash bins at school for selective collection and advise on proper use.”en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnvironmenten
dc.subjectEducação em saúde ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectActive methodologiesen
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectResearch projecten
dc.titleImplementação da educação ambiental através da investigação de alternativas para uma escola mais sustentável : análise crítica dos estudantes em uma escola de ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeImplementing environmental education through researching alternatives for a more sustainable school : student’s critical analysis in an elementary schoolen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFernandez, Sarita Mercedespt_BR
dc.identifier.nrb001155092pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


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