Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGeimba, Mercedes Passospt_BR
dc.contributor.authorPansera, Eliane Mariapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T03:25:35Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256906pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho foi analisar a aprendizagem dos alunos do oitavo ano, a partir da metodologia do “ensinar pela pesquisa”, na disciplina de Ciências, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Álvaro Moreyra, situada na cidade de Canoas/RS. Os alunos tiveram seu aprendizado baseado em conceitos e métodos de pesquisa nos quais durante todo processo de ensino e aprendizagem do corpo humano foram estimulados a buscar seus conhecimentos por meio da pesquisa. As aulas foram planejadas seguindo os processos e a metodologia da pesquisa-ação, onde através de um assunto pré-determinado pelo professor, como por exemplo, o sistema digestório humano, os estudantes fizeram seus questionamentos em formato de perguntas. Com a mediação da professora foi necessário buscar respostas em fontes científicas. Para se chegar aos resultados, cada aluno pesquisou sobre duas ou mais perguntas que ele ou o colega formularam. Os alunos foram responsáveis pelo próprio aprendizado e as respostas foram divididas com a classe, em uma roda de conversa virtual, mediada pela professora, onde o objetivo maior foi o diálogo e a troca de conhecimentos, esperando-se que essa troca, trouxesse outros questionamentos mais profundos oriundos destas reflexões. Através desse método foi possível verificar que o ensinar pela pesquisa é uma ferramenta adequada para o estudante adquirir conhecimento. Durante todo o percurso, os estudantes foram avaliados de forma qualitativa. Para encerrar este trabalho foi realizada a aplicação de um questionário que visou verificar se, de fato, os estudantes aprovaram esta metodologia de aprendizagem através da pesquisa e se conseguiram construir conhecimento por meio dela.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study was to analyze the learning of eighth grade students, using the methodology of “teaching through research”, in the subject of Science, at the Álvaro Moreyra State Elementary School, located in the city of Canoas/RS. The students had their learning based on research concepts and methods in which, during the entire teaching and learning process of the human body, they were encouraged to seek their knowledge through research. The classes were planned following the processes and methodology of action research, where through a subject predetermined by the teacher, such as the human digestive system, students asked questions in the form of questions. With the mediation of the teacher, it was necessary to seek answers from scientific sources. To arrive at the results, each student researched two or more questions that he or the classmate asked. The students were responsible for their own learning and the answers were shared with the class, in a virtual conversation circle, mediated by the teacher, where the main objective was dialogue and the exchange of knowledge, hoping that this exchange would bring other questions deeper insights arising from these reflections. Through this method, it was possible to verify that teaching through research is an adequate tool for the student to acquire knowledge. Throughout the course, students were evaluated qualitatively. To conclude this work, a questionnaire was applied to verify if, in fact, the students approved this action-research methodology and if they were able to build knowledge through it.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectLearningen
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectResearchen
dc.subjectScienceen
dc.titleO aprendizado de Ciências através da pesquisa no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeLearning sciences through research in elementary education en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFernandez, Sarita Mercedespt_BR
dc.identifier.nrb001161122pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples