Aulas práticas de Ciências na formação do aluno com características de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
dc.contributor.advisor | Silva, Lenir Orlandi Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Valério, Jamila Nogueira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T03:24:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/256881 | pt_BR |
dc.description.abstract | O transtorno de déficit atenção e hiperatividade - TDAH - é um dos transtornos neurobiológicos mais conhecidos na infância, acarretando uma tríade sintomatológica de falta de atenção, hiperatividade e impulsividade. O presente estudo tem como objetivo avaliar o envolvimento e o aproveitamento de uma aluna com características de TDAH em aulas práticas experimentais na disciplina de Ciências. A partir da análise dos resultados, foi verificada uma maior concentração quando ela realizava as atividades práticas, demonstrando assim maior interesse pela aula. Tal observação reforça a importância da associação entre aulas expositivas e práticas para que se possa ampliar e melhorar a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. Assim, o aluno com características de TDAH terá a oportunidade de aproveitar o momento de estudo de uma forma mais significativa, sendo mais ativo e mais autônomo durante as práticas escolares a ele proposta em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.abstract | Attention deficit hyperactivity disorder - ADHD - is one of the best known neurobiological disorders in childhood, causing a symptomatic triad of lack of attention, hyperactivity and impulsivity. This study aims to assess the involvement and achievement of a student with ADHD characteristics in experimental practical classes in the Science discipline. From the analysis of the results, a greater concentration was verified when she performed the practical activities, thus showing greater interest in the class. Such observation reinforces the importance of the association between expository and practical classes so that the quality of teaching and learning processes can be expanded and improved. Thus, the student with ADHD characteristics will have the opportunity to take advantage of the study time in a more meaningful way, being more active and more autonomous during the school practices proposed to him in the classroom. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Practical classes | en |
dc.subject | Aula Prática | pt_BR |
dc.subject | Science teaching | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | ADHD | en |
dc.title | Aulas práticas de Ciências na formação do aluno com características de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade | pt_BR |
dc.title.alternative | Practical science classes in the training of student with characteristics of attention deficit and hyperactivity disorder | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Pittol, Michele | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001164679 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Biológicas (183)