Contribuições do uso do mapa conceitual ao ensino de Ciências
Fecha
2021Autor
Co-director
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
Considerando que as ferramentas pedagógicas facilitam a aprendizagem, o objetivo desta pesquisa foi identificar as formas de utilização de Mapas Conceituais pelos alunos nas aulas de Ciências, através de experiências vivenciadas com duas turmas de Ensino Fundamental, onde esta ferramenta pedagógica oportunizou uma aprendizagem significativa. A prática com os alunos envolveu a Evolução dos Seres Vivos, principalmente por ser um conteúdo que desperta curiosidade entre eles. Com questionários indi ...
Considerando que as ferramentas pedagógicas facilitam a aprendizagem, o objetivo desta pesquisa foi identificar as formas de utilização de Mapas Conceituais pelos alunos nas aulas de Ciências, através de experiências vivenciadas com duas turmas de Ensino Fundamental, onde esta ferramenta pedagógica oportunizou uma aprendizagem significativa. A prática com os alunos envolveu a Evolução dos Seres Vivos, principalmente por ser um conteúdo que desperta curiosidade entre eles. Com questionários individuais, entrevistas e a observação (participante) durante a construção dos Mapas Conceituais pelos alunos, foi possível verificar o processo de elaboração de argumentos e das conexões estabelecidas por eles. Ao mesmo tempo, por meio de uma abordagem qualitativa, também foi possível identificar a interação entre os conhecimentos prévios dos alunos e os novos conceitos, caracterizados nos Mapas Conceituais produzidos por eles. ...
Abstract
Considering that pedagogical tools facilitate learning, the objective of this research was to identify the ways of using Conceptual Maps by students in science classes, through lived experiences with two elementary school classes, where this pedagogical tool provided a meaningful learning. The practice with the students involved the Evolution of Living Beings, mainly because it is a content that arouses curiosity among them. With individual questionnaires, interviews and the observation (partic ...
Considering that pedagogical tools facilitate learning, the objective of this research was to identify the ways of using Conceptual Maps by students in science classes, through lived experiences with two elementary school classes, where this pedagogical tool provided a meaningful learning. The practice with the students involved the Evolution of Living Beings, mainly because it is a content that arouses curiosity among them. With individual questionnaires, interviews and the observation (participant) of the construction of conceptual maps by the students, it was possible to verify the process of elaboration of arguments and the connections established by them. At the same time, through a qualitative approach, it was also possible to identify the interaction between the students' previous knowledge and the new concepts, characterized in the Conceptual Maps produced by them. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”.
Colecciones
-
Ciencias Biologicas (182)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License