O violoncelo e Cyro Pereira : um breve relato da trajetória do violoncelo no Brasil, e estudo da obra Brasiliana n. 3 para violoncelo e orquestra, com vistas à realização de uma edição prática e gravação
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Academic level
Doctorate
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente pesquisa tem o objetivo de trazer um pouco da história do violoncelo no Brasil, além de mostrar ao público a obra Brasiliana n. 3 do compositor Cyro Pereira (1929-2011) para violoncelo e orquestra. Não foram encontradas muitas pesquisas a respeito do compositor, e suas obras para violoncelo ainda são desconhecidas. Metodologicamente, o presente trabalho é composto por uma primeira parte histórica, onde apresentamos nossa pesquisa sobre a trajetória do instrumento violoncelo no Brasil ...
A presente pesquisa tem o objetivo de trazer um pouco da história do violoncelo no Brasil, além de mostrar ao público a obra Brasiliana n. 3 do compositor Cyro Pereira (1929-2011) para violoncelo e orquestra. Não foram encontradas muitas pesquisas a respeito do compositor, e suas obras para violoncelo ainda são desconhecidas. Metodologicamente, o presente trabalho é composto por uma primeira parte histórica, onde apresentamos nossa pesquisa sobre a trajetória do instrumento violoncelo no Brasil. A pesquisa histórica justifica-se por ser um assunto pouco abordado, com poucos textos de referência até o momento. Teremos em seguida uma biografia do compositor, e, logo após, análise da obra para fins de elaboração de sua edição prática. A parte do violoncelo solista é tratada com maior atenção, acrescida de sugestões para auxiliar sua execução por violoncelistas, com dedilhados e arcadas sugeridos em uma edição prática, sugerindo alternativas para problemas advindos da composição. Trazemos, no apêndice deste trabalho, transcrições de entrevistas e a edição prática da Brasiliana n. 3. Nos anexos, constam o manuscrito original e alguns links com gravações da obra. ...
Abstract
This research aims to bring a little of the cello history in Brazil, in addition to showing the public the work Brasiliana n. 3, by composer Cyro Pereira (1929-2011), for cello and orchestra. We didn't find much research about the composer, and his works for cello are still unknown. Methodologically, the present work consists of a first historical part where we present our research on the trajectory of the cello in Brazil. The historical research is justified because it is a subject little disc ...
This research aims to bring a little of the cello history in Brazil, in addition to showing the public the work Brasiliana n. 3, by composer Cyro Pereira (1929-2011), for cello and orchestra. We didn't find much research about the composer, and his works for cello are still unknown. Methodologically, the present work consists of a first historical part where we present our research on the trajectory of the cello in Brazil. The historical research is justified because it is a subject little discussed, with few reference texts so far. We will have a biography of the composer, and, shortly after, an analysis of the work for the purpose of preparing a practical edition of it. The solo cello part is treated with greater attention, with the addition of suggestions to aid its performance by cellists with fingerings and bows suggested in a practical edition, showing alternatives for problems arising from the composition. We bring in the appendices of this work some interview transcripts and the practical edition of Brasiliana n.3. In the annexes are listed the original manuscript and some links with recordings of the work. ...
Institution
Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License