Mostrar el registro sencillo del ítem
Contribuições de cursos baseados em nanolearning e microlearning para a formação e a empregabilidade de profissionais de TI
dc.contributor.advisor | Schröeder, Christine da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Cortez, Lucas Vianna | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T03:24:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/256860 | pt_BR |
dc.description.abstract | Com base na necessidade de formação de profissionais de tecnologia no país, tendo em vista a escassez de talentos e a alta demanda de posições em aberto, este estudo teve como objetivo dissertar sobre as principais contribuições das formações que priorizam nanolearning e microlearning na empregabilidade de profissionais de Tecnologia da Informação. Por meio de pesquisas qualitativas com três públicos, os profissionais de tecnologia, os profissionais de gestão de pessoas (tech recruiters) e os profissionais de educação e educação corporativa. Juntamente com um referencial teórico voltado para entendimento do contexto do mercado de tecnologia e da visão acadêmica a respeito dos conceitos estudados aplicados à educação tradicional e corporativa, foi possível identificar as vantagens e desvantagens das formações para os profissionais de tecnologia e tech recruiters além de evidenciar, do ponto de vista dos especialistas de educação, quais as oportunidades e desafios do uso dos conceitos de nanolearning e microlearning na perspectiva de aprendizagem. Nesse sentido, os principais resultados apontam uma contribuição relevante destas formações na redução da escassez de talentos de profissionais iniciantes, além das mesmas serem uma ótima opção para quem está começando a carreira. | pt_BR |
dc.description.abstract | Based on the need for training technology professionals in the country, given the shortage of talent and the high demand for open positions, this study aimed to discuss the main contributions of training that prioritize nanolearning and microlearning in the employability of Information Technology professionals. Through qualitative research with three audiences, technology professionals, people management professionals (tech recruiters) and education and corporate education professionals. Along with a theoretical framework aimed at understanding the context of the technology market and the academic view regarding the concepts studied applied to traditional and corporate education, it was possible to identify the advantages and disadvantages of training for technology professionals and tech recruiters in addition to highlighting from the point of view of education specialists, what are the opportunities and challenges of using nanolearning and microlearning concepts in the learning perspective. In this sense, the main results point to a relevant contribution of these trainings in reducing the talent shortage of beginner professionals, in addition to being a great option for those who are starting their careers. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Nanolearning | en |
dc.subject | Microlearning | en |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Empregabilidade | pt_BR |
dc.subject | Technology professionals | en |
dc.subject | Recursos humanos | pt_BR |
dc.subject | Shortage of talents | en |
dc.subject | Employability | en |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação corporativa | pt_BR |
dc.subject | Recrutamento de pessoal | pt_BR |
dc.title | Contribuições de cursos baseados em nanolearning e microlearning para a formação e a empregabilidade de profissionais de TI | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001165887 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022/1 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37317)Tesinas Administración (3140)