Mostrar registro simples

dc.contributor.authorJou, Graciela Inchausti dept_BR
dc.contributor.authorSperb, Tania Marapt_BR
dc.date.accessioned2010-09-11T04:21:15Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.issn0102-7972pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25685pt_BR
dc.description.abstractA Psicologia Cognitiva através de seu enfoque do Processamento de Informação postula que a mente é um sistema cognitivo, que habilita o ser humano a interagir no seu meio. Este sistema, por sua vez, tem a capacidade de se monitorar e auto-regular, potencializando o próprio sistema. Essa capacidade foi definida como metacognição. O presente trabalho tem como finalidade, primeiramente, analisar o conceito de metacognição, tentando capturar sua essência e funcionalidade como processo cognitivo; em segundo lugar, mostrar e discutir os modelos expostos por diferentes autores da área e, por último, relatar pesquisas que mostram a metacognição como fator determinante na aprendizagem instrucional.pt_BR
dc.description.abstractWithin Cognitive Psychology the Information Processing approach sees the mind as a cognitive system that allows the human being to interact in his/her environment. This system is capable of monitoring and selfregulating itself which, in turn, empowers the system all together. This capability has been defined as metacognition. The first aim of this study is to analyze the concept of metacognition, trying to capture its essence and functionality as a cognitive process. The second aim is to show and discuss the models provided by the different authors in the area. The final goal is to report a number of investigations that shows metacognition as a determinant factor for the instructional learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (2006), p. 177-185.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.subjectMetacognitionen
dc.subjectProcessos cognitivospt_BR
dc.subjectCognitionen
dc.subjectInformation processingen
dc.titleA metacognição como estratégia reguladora da aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeMetacognition as regulatory strategy of learning en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000588886pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples