Entre imagens abandonos : sonho e criação de mundos urbanos possíveis
dc.contributor.author | Bittencourt, Lucas Boeira | pt_BR |
dc.contributor.author | Reyes, Paulo Edison Belo | pt_BR |
dc.contributor.author | Fernandes, Gabriel Silva Lopes | pt_BR |
dc.contributor.author | Wilkoszynski, Artur do Canto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-05T03:48:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-7310 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/256731 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este ensaio reflete sobre o abandono, partindo de registros fotográficos de uma situação de vulnerabilidade. O enfoque dado é a relação que se estabelece entre a precariedade confrontada com o direito à vida urbana. Como método de abordagem, utiliza-se a montagem, na perspectiva de Georges Didi-Huberman. O objetivo deste artigo é desdobrar, entre imagens, o sentido de abandono. Por um lado, como registro e denúncia por aquele que está fora do problema, por outro lado, como sonho e possibilidade real de uma nova perspectiva da inclusão, por aquele que está dentro. Trata-se de: (i) focar na precariedade da vida, a partir de uma representação decalcada da realidade pelo arquiteto; (ii) posicionar o direito à cidade como vontade de criação e sonho de um existir pelo morador em situação de rua, através de experiências fotográficas do projeto de extensão A cara da rua. Espera-se posicionar o problema do abandono entre uma esfera estética e política como abertura de outros sentidos urbanos possíveis | pt_BR |
dc.description.abstract | This essay reflects on abandonment, based on photographic records of a vulnerable situation. The focus is on the relationship between precariousness and the right to urban life. As a method of approach, we use montage, from Georges Didi-Huberman’s perspective. The objective of this article is to unfold, among images, the sense of abandonment. On one hand, as a register and denunciation by the one who is outside the problem, on the other hand, as a dream and a real possibility of a new perspective of inclusion, by the one who is inside. It is about: (i) focusing on the precariousness of life, from a representation from reality by the architect; (ii) positioning the right to the city as a will to create and a dream of existence by the homeless, through photographic experiences in the project The face of street. It is hoped to position the problem of abandonment between an aesthetic and political sphere as an opening to other possible urban meanings. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Pixo: revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade. Pelotas. Vol. 7, n.24(2023), p. 394-407 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Abandonment | en |
dc.subject | Urban | en |
dc.subject | Direito à cidade | pt_BR |
dc.subject | Politics of images | en |
dc.subject | Política urbana | pt_BR |
dc.subject | Montage | en |
dc.subject | Right to the city | en |
dc.title | Entre imagens abandonos : sonho e criação de mundos urbanos possíveis | pt_BR |
dc.title.alternative | Between images, abandonments : dream and creation of possible urban worlds | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001165699 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Applied and Social Sciences (4125)