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dc.contributor.advisorSiqueira, André Boccasiuspt_BR
dc.contributor.authorGomes, Amanda Maria Martinspt_BR
dc.date.accessioned2023-04-01T03:30:43Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256630pt_BR
dc.description.abstractA escola ao desenvolver uma horta medicinal, pode fortalecer a construção de conhecimento, abordando temas de educação ambiental e saúde. Seja nas aulas de Ciências da natureza ou em atividades interdisciplinares, esta importante ferramenta propicia aos alunos que formem sua própria opinião e ainda compartilhem com seus familiares os novos saberes. Este trabalho tem por objetivo analisar artigos sobre hortas medicinais implantadas em ambiente escolar no Brasil, apresentando as principais ideias discutidas pelos autores e as contribuições dos trabalhos para a temática. Trata-se de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, que buscou selecionar estudos aplicados em escolas de ensino fundamental. A partir dos estudos selecionados, foram elencadas as principais vantagens obtidas na implantação de hortas medicinais em ambientes escolares. Concluindo-se que, ainda que seja um espaço pequeno na escola, pode ser usado para o plantio da horta, possibilitando o trabalho interdisciplinar, e que, a horta medicinal como ferramenta de ensino oferece aos estudantes a oportunidade de fazer as escolhas mais conscientes em prol do cuidado com o meio ambiente e com a própria saúde.pt_BR
dc.description.abstractThe school, when developing a medicinal garden, can strengthen the construction of knowledge, addressing issues of environmental education and health. Whether in Natural Science classes or in interdisciplinary activities, this important tool allows students to form their own opinion and share new knowledge with their families. This work aims to analyze articles on medicinal gardens implemented in a school environment in Brazil, presenting as main ideas provided by authors and as contributions of works to the theme. This is a bibliographic review with a qualitative approach, which sought to select studies applied in elementary schools. From the selected studies, the main foreign advantages in the implantation of medicinal gardens in school environments were listed. Concluding that, although it is a small space in the school, it can be used for planting the garden, enabling interdisciplinary work, and that the medicinal garden as a teaching tool offers students the opportunity to make more conscious choices in for the care of the environment and their own health.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearning toolsen
dc.subjectHorta medicinalpt_BR
dc.subjectMedicinal gardenen
dc.titleHorta medicinal na escola como ferramenta de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001165669pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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