Metodologias para inclusão do aluno com transtorno do espectro autista na sala de aula regular
View/ Open
Date
2022Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre metodologias de ensino que promovam a real inclusão dos alunos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) dentro da sala de aula comum. O estudo visou responder os questionamentos: como incluir a criança com Transtorno de Espectro Autista em classe comum? E que medidas podemos tomar para garantir essa inclusão? Para tanto, o Objetivo Geral consistiu em identificar metodologias educacionais e estratégias pedagógicas desenvolvidas em c ...
O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre metodologias de ensino que promovam a real inclusão dos alunos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) dentro da sala de aula comum. O estudo visou responder os questionamentos: como incluir a criança com Transtorno de Espectro Autista em classe comum? E que medidas podemos tomar para garantir essa inclusão? Para tanto, o Objetivo Geral consistiu em identificar metodologias educacionais e estratégias pedagógicas desenvolvidas em classe comum para a inclusão alunos com diagnóstico de Transtorno de Espectro Autista. Como objetivos específicos, temos: identificar os principais obstáculos encontrados quanto à inclusão dos referidos alunos em classes comum, indicar alternativas pedagógicas no espaço escolar que auxiliem no aprendizado e desenvolvimento dos alunos com TEA, e contribuir para a pesquisa sobre o Transtorno do Espectro Autista. O referencial teórico adotado baseou-se em Mantoan, Vygotsky, Paulo Freire, dentre outros autores. Através do estudo de caráter qualitativo bibliográfico, promoveu-se a anãlise de dados pautada nas ideias centrais de autores que discutem: TEA, educação e inclusão. Para a realização da pesquisa, os instrumentos utilizados foram o diário de anotações, levantamento bibliográfico e estado da arte. Durante a realização da pesquisa, foi possível identificar a existência de práticas pedagógicas para a inclusão do alunos com Transtorno do Espectro Autista na sala de aula comum, bem como a importância da utilização da tecnologia e a brincadeira para o desenvolvimento desses alunos. Verificou-se também a importância de professores capacitados e aptos a compreender as necessidades de seus alunos, construindo caminhos necessários para sua aprendizagem, e a importância da formação continuada dos profissionais da educação para que possam garantir a plena inclusão desses alunos. ...
Abstract
The present work presents a research on teaching methodologies that promote the real inclusion of students diagnosed with Autistic Spectrum Disorder (ASD) within the common classroom. The study aimed to answer the questions: how to include the child with Autistic Spectrum Disorder in a regular class? And what steps can we take to ensure that inclusion? To this end, the General Objective consisted of identifying educational methodologies and pedagogical strategies developed in a common classroom ...
The present work presents a research on teaching methodologies that promote the real inclusion of students diagnosed with Autistic Spectrum Disorder (ASD) within the common classroom. The study aimed to answer the questions: how to include the child with Autistic Spectrum Disorder in a regular class? And what steps can we take to ensure that inclusion? To this end, the General Objective consisted of identifying educational methodologies and pedagogical strategies developed in a common classroom for the inclusion of students diagnosed with Autism Spectrum Disorder. As specific objectives, we have: to identify the main obstacles encountered regarding the inclusion of these students in common classes, to indicate pedagogical alternatives in the school space that help in the learning and development of students with ASD, and to contribute to research on Autistic Spectrum Disorder. The theoretical framework adopted was based on Mantoan, Vygotsky, Paulo Freire, among other authors. Through a qualitative bibliographical study, data analysis was carried out based on the central ideas of authors who discuss: ASD, education and inclusion. To carry out the research, the instruments used were the note diary, bibliographical survey and state of the art From the researched bibliography, it was possible to identify the existence of pedagogical practices for the inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in the common classroom , as well as the importance of using technology and playing for the development of these students. It was also verified the importance of teachers trained and able to understand the needs of their students, building the necessary paths for their learning, and the importance of continuing education for education professionals so that they can guarantee the full inclusion of these students. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License