Conhecimento de estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre biodiversidade e extinção de animais
dc.contributor.author | Duarte, Cássia Maciel | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Russel Teresinha Dutra da | pt_BR |
dc.contributor.author | Martins, Márcio Borges | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-31T03:23:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-6041 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/256552 | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir de uma revisão bibliográfica sobre a conservação ambiental no Brasil e no Rio Grande do Sul (RS), foi produzido um questionário com o intuito de identificar os conhecimentos de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, em quatro escolas da rede pública estadual de Porto Alegre, RS. Os resultados demonstram que os alunos pouco conhecem sobre a biodiversidade e os efeitos da extinção de espécies. Desconhecem as espécies nativas e ameaçadas no RS. Ignoram os conceitos de espécies endêmicas, nativas e exóticas e informações sobre grupos como morcegos e serpentes, indispensáveis à problematização de mitos e para evitar ameaças a esses grupos. Vinculam monocultura de árvores à conservação, não percebendo os impactos de espécies exóticas, como o Pinus, em ambientes como o Pampa. A partir do estudo, fica evidente a necessidade de abordar conhecimentos relacionados à conservação da biodiversidade, durante o período escolar, para formar sujeitos capazes de promover a sustentabilidade socioambiental. | pt_BR |
dc.description.abstract | Based on a bibliographic review on environmental conservation in Brazil and Rio Grande do Sul (RS), a questionnaire was produced in order to identify the knowledge of students in the third year of high school, in four state public schools in Porto Alegre, RS. The results demonstrate that students know ittle about biodiversity and the effects of species extinction. They are unaware of the native and threate-ned species in RS. They ignore the concepts of endemic, native and exotic species and information about groups such as bats and snakes that are necessary to problematize myths and to avoid threats to these groups. They link tree monoculture to conservation, not realizing the impacts of exotic species, such as Pinus, in environments such as Pampa. From the study, it becomes evident the need to address knowledge related to the conservation of biodiversity during the school period, to form subjects capable of promoting socio-environmental sustainability. | en |
dc.description.abstract | A partir de una revisión bibliográfica sobre la conservación ambiental en Brasil y Rio Grande do Sul (RS), se elaboró un cuestionario para evaluar los conocimientos de los estudiantes de tercer año de secundaria, en cuatro escuelas públicas estatales de Porto Alegre/RS. Los resultados demuestran que los alumnos saben poco sobre la biodiversidad y los efectos de la extinción de especies. Además, desconocen las especies nativas y amenazadas en RS. Ignoran los conceptos de especies endémicas, nativas y exóticas, tanto así, como la información sobre grupos específicos como murciélagos y serpientes, conocimientos indispensables para la problematización de mitos y para impedir las amenazas a ellos. Vinculan el monocultivo de árboles con la idea de conservación, sin darse cuenta de los impactos de las especies exóticas, como Pinus, en ambientes de la Región Pampeana. De esta evaluación se desprende la necesidad de abordar conocimientos relacio-nados con la conservación de la biodiversidad durante el período escolar, para formar sujetos capaces de promover la sostenibilidad socio-ambiental. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos do Aplicação. Vol. 34, n.1 (jan./jun. 2021), p. 1-20 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Environmental education | en |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ensino público | pt_BR |
dc.subject | Wildlife from Rio Grande do Sul | en |
dc.subject | Non-native species | en |
dc.subject | Environmental conservation | en |
dc.subject | Public schools | en |
dc.subject | Educación ambiental | es |
dc.subject | Especies silvestres de Rio Grande do Sul | es |
dc.subject | Especies exóticas | es |
dc.subject | Conservación ambiental | es |
dc.subject | Escuelas pública | es |
dc.title | Conhecimento de estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre biodiversidade e extinção de animais | pt_BR |
dc.title.alternative | Knowledge of students in third grade high school about biodiversity and animal extinction | en |
dc.title.alternative | Conocimiento de los estudiantes de tercer grado de secundaria sobre la biodiversidad y la extinción de animales | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001165146 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Biológicas (3173)
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)