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dc.contributor.authorLauxen, Sirlei de Lourdespt_BR
dc.contributor.authorFranco, Sérgio Roberto Kielingpt_BR
dc.contributor.authorFranco, Maria Estela Dal Paipt_BR
dc.date.accessioned2023-03-30T03:24:19Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2236-4099pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256532pt_BR
dc.description.abstractO trabalho discute as relações Sul-Sul a partir de indicativos de Educação Superior como bem público e social, em três tipos de universidades: duas brasileiras, a primeira pública, de grande porte, orientada para a pesquisa e classe mundial; a segunda privada, mas comunitária, de porte médio, articulada para o desenvolvimento regional; a terceira faz parte do continente africano orientada para a inserção e desenvolvimento de região entre ilhas e de desigualdades sócio educacionais, em Cabo Verde. Objetiva caracterizar e configurar as três instituições em seu movimento propositivo da educação como Bem público e social, com destaque na gestão estratégica e suas potencialidades de contribuições mútuas. A abordagem teórico-metodológica faz uso da análise de documentos institucionais e de entrevistas de gestores e de pesquisadores que analisam e investigam pelo menos uma das universidades em pauta. Tem-se em mira permitir que a formação de nível superior faça eco das diversidades próprias de um país com as características geográficas de Cabo Verde. A análise e os encaminhamentosconclusivos são discutidos a luz de documentos internacionais que privilegiam propostas inovadoras e articuladoras para o desenvolvimento sustentável e inclusivo como do CRES 2018 e seus planos subsequentespt_BR
dc.description.abstractThe paper discusses South-South relations from higher education indications as a public and social goods, in three types of universities: two Brazilian, the first public, large, research-oriented and world class; the second private, but community, of medium size, articulated for regional development; the third is part of the African continent oriented towards regional insertion and development between islands and socio-educational inequalities in Cape Verde.It aims to characterize and configure the three institutions in their propositional movement of education as a public and social good, with emphasis on strategic management and their potential for mutual contributions. The theoretical-methodological approach makes use of the analysis of institutional documents and interviews with managers and researchers who analyze and investigate at least one of the universities in question.The aim is to allow higher education to echo the diversity of a country with the geographical characteristics of Cape Verde.The analysis and conclusive guidelines are discussed in the light of international documents that favor innovative and articulating proposals for sustainable and inclusive development such as CRES 2018 and its subsequent plans.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos Zygmunt Bauman. São Luís, MA : UFMA, 2021. Vol. 11, n. 27 (2021), p. 101-114pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHigher Education-administrationen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectInternacionalizationen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectSustainabilityen
dc.titleGestão da educação superior, bem público e social : novos contextos, novas estratégias Higher education management, public and social good : new contexts, new strategiespt_BR
dc.title.alternativenovos contextos, novas estratégias Higher education management, public and social good : new contexts, new strategiespt
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001165159pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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