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dc.contributor.authorMorosini, Marília Costapt_BR
dc.contributor.authorSomers, Patriciapt_BR
dc.contributor.authorNez, Egeslaine dept_BR
dc.date.accessioned2023-03-30T03:21:26Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2236-4099pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256448pt_BR
dc.description.abstractEste estudo discute as potencialidades para a América Latina e o Caribe a partir de proposições de organismos multilaterais para a educação, conhecida como Agenda E2030. Na perspectiva mundial, esta proposta busca uma visão humanista para a Educação Superior considerada como motor da erradicação da pobreza. São utilizados como fontes de pesquisa os documentos do Fórum Mundial de Educação, da Declaração de Incheon, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Ações Unidas (ONU) e doMarco de Ação (ODS4). A análise considera a questão de gênero. Mas, também trata especificamente da consubstanciação das proposições na IESAL/UNESCO, imbricada na Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e do Caribe (CRES2018) e no consequente Plano de ação para um território socioeconômico marcado por desigualdades sociais, no qual os sistemas e as instituições buscam se constituir em um bem social estratégico com vistas à equidade.pt_BR
dc.description.abstractThis study discusses the potential for Latin America and the Caribbean based on proposals from multilateral organizations for education, knownas Agenda E2030. In a global perspective, this proposal seeks a humanist vision for Higher Education considered as an engine for the eradication of poverty. The documents of the World Education Forum, the Declaration of Incheon, the Sustainable Development Goals (SDGs) of the United Nations Organization (UN) and the Framework for Action (SDG4) are used as research sources. The analysis considers the gender issue. But it also specifically deals with the substantiation of the propositions at IESAL/UNESCO, embedded in the Regional Conference on Higher Education of Latin America and the Caribbean (CRES2018) and in the consequent Action Plan for a socioeconomic territory marked by social inequalities, in which the systems and institutions seek to constitute themselves as a strategic social good in search of equity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos Zygmunt Bauman. São Luís, MA : UFMA, 2021. Vol. 11, n. 27 (2021), p. 151-168pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectHigher education and emerging contextsen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectUniversity and strategic social asseten
dc.subjectEqüidadept_BR
dc.subjectGender and equityen
dc.titleEducação superior inclusiva, equitativa e ao longo da vida : a agenda 2030 e os organismos internacionaispt_BR
dc.title.alternativeInclusive, equal and lifelong higher education : the2030 agenda and international organismspt
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001165155pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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