A importância da participação familiar na aprendizagem : benefícios do uso de mensagens instantâneas para a aproximação da relação escola e família
dc.contributor.advisor | Silva, Patrícia Fernanda da | pt_BR |
dc.contributor.author | Lopes, Josiane Lemes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-25T03:30:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/256291 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo discutir a importância da participação entre família e escola no processo de ensino-aprendizagem diante dos desafios da atualidade e o uso de ferramentas tecnológicas para a facilitação no processo de comunicação, enfatizando o uso do aplicativo de mensagens WhatsApp. O uso de tecnologias tem permitido rapidez e eficiência na comunicação com a utilização de várias mídias entre pares ou grupos. Aplicativos como o WhatsApp passam a fazer parte do dia a dia das pessoas, gerando novas possibilidades e, também, diversos desafios. Como toda oportunidade de interação entre pessoas, esse recurso deve proporcionar um ambiente respeitoso, gratificante e proveitoso, na direção da melhor formação de nossos alunos. Para a elaboração deste trabalho, realizou-se inicialmente um levantamento bibliográfico, no qual se buscou autores que abordam a função de cada instituição: da família e da escola, entre eles destacamos aqui os autores José Antônio Moreira, Milton Santos, Sara Dias Trindade e Ivanderson Pereira da Silva. Um questionário foi entregue a secretários de sete escolas da rede pública da cidade de Guaporé/RS com o objetivo de investigar como se dá a aproximação familiar na vida escolar dos alunos atualmente com perguntas sobre as ferramentas utilizadas pelas escolas para o contato familiar e qual a eficácia dessas ferramentas. Através desta pesquisa foi possível concluir que a valorização da aproximação entre família e escola é imprescindível para que aconteça uma educação de qualidade, pois quando essas instituições caminham juntas, os resultados da aprendizagem superam as expectativas. A aproximação familiar com a escola ainda não é feita de forma efetiva, porém a inclusão de novas tecnologias como o aplicativo de mensagens WhatsApp vem viabilizando e ajudando esta aproximação. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study aims to discuss the importance of participation between family and school in the teaching-learning process in the face of current challenges and the use of technological tools to facilitate the communication process, emphasizing the use of the WhatsApp messaging application. The use of technologies has allowed speed and efficiency in communication with the use of various media between pairs or groups. Applications such as WhatsApp become part of people's daily lives, generating new possibilities and also several challenges. Like any opportunity for interaction between people, this resource must provide a respectful, rewarding and profitable environment, towards the best training of our students. the role of each institution: the family and the school, among them, we highlight the authors José Antônio Moreira, Milton Santos, Sara Dias Trindade and Ivanderson Pereira da Silva. A questionnaire was delivered to secretaries of 7 public schools in the city of Guaporé/RS with the objective of investigating how the family approach takes place in the school life of students today. With questions about the tools used by schools for family contact and how effective these tools are. Through this research, it was possible to conclude that the appreciation of the approximation between family and school is essential for quality education to take place, because when these institutions walk together, the learning results exceed expectations. The family approach to the school is still not done effectively, but the inclusion of new technologies such as the WhatsApp messaging application has been enabling and helping this approach. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | WhatsApp (Aplicativo móvel) | pt_BR |
dc.subject | Technological tools | en |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | en | |
dc.subject | Familia e escola | pt_BR |
dc.subject | Social networks | en |
dc.subject | Approximation | en |
dc.title | A importância da participação familiar na aprendizagem : benefícios do uso de mensagens instantâneas para a aproximação da relação escola e família | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Zílio, Cátia | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001165237 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License