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dc.contributor.advisorWives, Daniela Garcezpt_BR
dc.contributor.authorPaludo, Verônica Beatrizpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-25T03:30:19Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256284pt_BR
dc.description.abstractCanela, munícipio famosamente turístico da Região das Hortênsias, com seus diferentes microclimas e seu potencial agropecuário, apresenta uma história de ocupações de seus espaços, em especial no meio rural, marcada por diferentes ocupantes, ciclos econômicos e sistemas agrários. No caminho para o desenvolvimento rural, é importante estudar as evoluções de ocupação e uso do território rural. Neste estudo, elaborou-se um levantamento bibliográfico e documental, contemplando dados primários, secundários e percepções, para tanto, os entrevistados foram informantes-chave selecionados de forma não aleatória. As entrevistas abertas foram norteadas pela pergunta: “Como você vê a ocupação e o uso da terra em Canela nos últimos 20 anos, em especial da área rural?”. A análise dos resultados foi feita levando em consideração as informações qualitativas e quantitativas a partir das fontes primárias e secundárias. A partir da perspectiva dos Sistemas agrários, iniciou-se com a leitura de paisagem que subsidiou o Zoneamento Regional. Foram identificadas duas zonas distintas, a do Norte, com maior predomínio de propriedades com maior extensão de terra, e predomínio de matas nativas e silvicultura; e a do Sul, com terrenos majoritariamente acidentados, agricultura familiar e menores tamanhos médios das propriedades. Durante a história de Canela foram identificados cinco sistemas agrários principais: Indígena, Tropeiro, Extrativista-Colonial, Moderno e Contemporâneo. O estudo do uso e ocupação da área rural em Canela dos últimos anos aponta para a diminuição das atividades produtivas agropecuárias simultaneamente ao aumento da população rural.pt_BR
dc.description.abstractCanela, famous touristic city of the Hortênsias Region, with its different microclimates and its farming potential, has a story of occupation of its areas, especially in rural territory, that is marked by different occupants, economic cycles and agrarian systems. On the way to rural development, it is hallmark to study the evolution of occupation and use of the rural territory. In this study, there is a bibliographical and documental research that includes primary and secondary data as well as individual’s perceptions, for that purpose, a non-random sample population were interviewed. The interviews were led by the question: “How do you see the occupation and use of the land in Canela in the last 20 years?”. The analysis of the results was based in qualitative as well as quantitative information. From the Agrarian Systems perspective, starting from reading the landscape, it made possible the Regional Zoning. Two zones were identified, the one in the North, has mainly greater properties, native forests and forestry; and the South, with mainly rough terrain, family farming and smaller properties. Through Canela’s history five agrarian systems were identified: Indigenous, Drover, Extractive-Colonist, Modern and Contemporary. The study of use and occupation of the rural area of Canela in the last few years indicates a decrease in the productive farming activities, and at same time, an increase of rural population.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRural occupationen
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subjectRural developmenten
dc.subjectSistema agrícolapt_BR
dc.subjectCanela (RS)pt_BR
dc.subjectAgrarian systemsen
dc.titleEvolução e dinâmica de ocupação do espaço rural em Canela/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBohn, Leonardopt_BR
dc.identifier.nrb001165118pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationDesenvolvimento Rural: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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