Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMontagner, Franciscopt_BR
dc.contributor.authorCrespo, Gabriela Umpierrept_BR
dc.date.accessioned2023-03-24T03:23:19Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256263pt_BR
dc.description.abstractA educação em Odontologia tem sido descrita como um dos mais desafiadores campos de estudo, sendo uma das áreas da saúde mais exigentes e estressantes. Em endodontia, o processo de aquisição das competências pode ser complexo, devido às dificuldades técnicas, às responsabilidades inerentes ao cuidado do paciente e a falta de autoconfiança dos estudantes. A transição da etapa pré-clínica para a clínica ainda representa um grande desafio para os educadores. A percepção do aluno sobre sua experiência de aprendizagem é uma medida essencial do sucesso da educação odontológica. Portanto, surge a necessidade de conhecer o processo de ensino-aprendizagem, as experiências e aspectos de confiança e competência de alunos de graduação ao realizarem procedimentos endodônticos, especialmente em momentos de transição de etapas pré-clínias e clínicas. O presente estudo teve como objetivos compreender aspectos relacionados à confiança, à competência e à percepção de alunos de graduação em odontologia na transição da etapa pré-clínica para a etapa clínica em dois momentos distintos quanto ao grau de complexidade dos tratamentos endodônticos realizados. Foi realizado um estudo prospectivo de uma coorte em quatro momentos: M1=Pré-clínica Monorradiculares M2=Clínica Monorradiculares M3=Pré-Clínica Polirradiculares M4=Clínica Polirradiculares. A avaliação constou da aplicação de questionário de autoconfiança, avaliação dos parâmetros radiográficos dos casos realizados pelos participantes e dois grupos focais em cada momento da pesquisa. Um total de 29 alunos participaram da pesquisa. A média de idade de 21,15 ± 1,86 anos. Em M1 a maioria dos alunos se mostraram pouco confiantes nas etapas de isolamento absoluto, medicação intracanal e restauração provisória. Houve aumento nos níveis de confiança nas etapas de isolamento absoluto, preparo químico-mecânico, medicação intracanal e restauração provisória no M2. Em M3 e M4 na etapa de “abertura coronária”, não houve uma concentração das respostas em um único escore (teste de Kruskall-Wallis). Em relação à extensão radiográfica da obturação, 70% e 85% das radiografias avaliadas foram consideradas adequadas nos mementos M1 e M2 e houve aumento de 12% para 89% de casos considerados adequados na transição de M3 para M4. Considerando a “densidade radiográfica da obturação” e “conicidade da obturação”, observou-se que há um número maior de casos considerados adequados nos momentos clínicos do que nos pré-clínicos (teste de T de Student). Pode-se concluir que há fatores moduladores da transição da etapa pré-clínica para a clínica. A autoconfiança dos acadêmicos para a realização de procedimentos endodônticos é dependente do treinamento ou contato prévio do aluno com o procedimento específico e em relação à competência, os alunos se mostraram mais competentes, dentro dos requisitos avaliados, quando realizaram os tratamentos endodônticos durante as clínicas. Fatores como o primeiro contato com o paciente, a falta de oportunidades para realizar tratamentos extras em ambiente pré-clínico; e, a incompatibilidade entre o virtual e o ambiente real considerando aspectos técnicos foram os principais fatores moduladores da transição da etapa pré-clínica para a clínica. Assim, evidencia-se a constante necessidade de avaliação do processo ensino-aprendizagem em Odontologia e da implementação de medidas que possam contribuir para este crescimentopt_BR
dc.description.abstractEducation in Dentistry is a challenging field of study once dentistry is one of the most demanding and stressful areas of health. In endodontics, the process of acquiring competencies is complex and is modulated by technical difficulties, responsibilities inherent to patient care, and students' lack of self-confidence. The transition from preclinical to clinical represents a significant challenge for educators. A student's perception of their learning experience is an essential measure of the success of dental education. Therefore, there is a need to know the teaching-learning process, the experiences, and aspects of trust and competence of undergraduate students when performing endodontic procedures, especially in times of transition from preclinical and clinical stages. The present study aimed to understand aspects related to the trust, competence, and perception of undergraduate dentistry students in the transition from the preclinical to the clinical stage at two different times regarding the degree of complexity of the endodontic treatments performed. A prospective longitudinal study of a cohort was performed in four moments: M1 = Preclinical Monoradicular M2 = Clinical Monoradicular M3 = Preclinical Polyradicular M4 = Clinical Polyradicular. The evaluation consisted of the application of a self-confidence questionnaire, evaluation of the radiographic parameters of the cases performed by the participants, and two focus groups at each moment of the research. A total of 29 students participated in the survey — the average age of 21.15 ± 1.86 years. In M1, the majority of the participants showed little confidence in the steps of "rubber dam placement", "intracanal medication", and "temporary restoration". There was an increase in confidence levels for those procedures in M2. In M3 and M4 no score density was observed in the responses for the "coronary access" stage (Kruskal-Wallis test). Regarding the radiographic extension of the obturation, 70% and 85% of the evaluated radiographs were considered adequate in the M1 and M2, and there was an increase from 12% to 89% of cases considered adequate in the transition from M3 to M4. There is a more significant number of cases considered adequate in the clinical moments than in the preclinical ones (Student's T-test). The students' self-confidence in performing endodontic procedures is dependent on their previous training or contact with the specific procedure. Factors such as first contact with the patient, lack of opportunities to perform extra treatments in preclinical environment; and, the incompatibility between the virtual and the real environment considering technical aspects were the main modulating factors of the transition from the preclinical to the clinical stage. Thus, there is a constant need to evaluate the teaching-learning process in dentistry and the implementation of measures that can contribute to this growthen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEndodonticsen
dc.subjectEndodontiapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes de odontologiapt_BR
dc.subjectStudents, Dentalen
dc.subjectConfiançapt_BR
dc.subjectTrusten
dc.subjectClinical Competenceen
dc.subjectCompetência clínicapt_BR
dc.titleConfiança e competência de alunos de graduação relacionadas à transição de etapas pré-clínicas para clínicas em endodontia : estudo quali-quantitativo em uma coortept_BR
dc.title.alternativeConfidence and competence od undergraduate studentes in the transition from preclinics to clinics in endodontics : a qualitative and quantitative study in a cohrten
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001113467pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples