A fratura da função paterna e o processo de simbolização : um estudo com crianças de periferia urbana em fase de escolaridade inicial
dc.contributor.advisor | Folberg, Maria Nestrovsky | pt_BR |
dc.contributor.author | Maggi, Noeli Reck | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-23T03:24:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/256250 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga a capacidade de simbolização em crianças que sofreram fratura da função paterna no seu desenvolvimento inicial. A pesquisa foi realizada com crianças em fase de escolaridade inicial que pertencem a uma comunidade de periferia urbana da cidade de Porto Alegre. A metodologia de caráter descritivo e qualitativo utilizou como instrumentos de coleta de dados observações, entrevistas, grupo focal, narrativas infantis e brinquedo. Para analisar o material empírico, foram levantadas categorias conceituais e de generalização científica a fim de melhor compreender a criatividade e o processo de simbolização dos sujeitos investigados nesta pesquisa. Foram analisados os efeitos da função paterna fraturada no desenvolvimento do espaço potencial de criatividade na vida das crianças. O estudo buscou fundamentação teórica na psicanálise, especialmente nos referenciais de Freud, Winnicott, Lacan e Piera Aulagnier para fazer a reflexão metapsicológica na construção dos dois estudos de caso. Os resultados indicam que, mesmo sofrendo profundas privações no desenvolvimento inicial, as crianças preservam a capacidade de operar no nível simbólico com recursos do imaginário, especialmente através do brinquedo. Este estudo pretende confirmar a tese de que os sujeitos com função paterna fraturada desenvolvem capacidade de simbolização de modo eficaz, na medida em que os pais ou responsáveis pela educação da criança sejam continentes e também tenham sido inscritos pela função paterna. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study investigates the capacity of symbolization in children who have suffered fracture from their fatherly function in their initial development. The research was done with children at an early phase in their schooling, who live in a poor community at the outskirts of the city of Porto Alegre. Methodologically both descriptive and qualitative, the study has made used of instruments of data collection such as observations, interviews, focal group, children story telling and playing. In order to analyse the empirical material, conceptual and scientific generalization categories have been postulated so that the investigated subjects' creativity and process of symbolization could be better understood. The effects of the fatherly fracture function on the development of the potential space of creativity in the children's lives have then been analysed. The study has found theoretical grounds in psychoanalysis, especially in the works of Freud, Winnicott, Lacar, and Piera Aulagnier, in order to achieve a metapsychological reflection on the construction of both case studies. The results indicate that while suffering from deep privations in their initial development, children preserve the capacity to operate on the symbolic level with resources from their imagination, especially through playing. This study is an attempt to confirm the thesis that subjects with fatherly fracture function can still develop the capacity of symbolization in an efficient way, provided that their parents or some other adults responsible for their education are supportive enough, and have also been inscribed by the fatherly function. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Fatherly fracture function | en |
dc.subject | Função paterna | pt_BR |
dc.subject | Symbolization | en |
dc.subject | Potential space of creativity | en |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Criança marginalizada | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Séries iniciais | pt_BR |
dc.subject | Periferia urbana | pt_BR |
dc.subject | Porto Alegre (RS) | pt_BR |
dc.title | A fratura da função paterna e o processo de simbolização : um estudo com crianças de periferia urbana em fase de escolaridade inicial | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000474948 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2005 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)