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dc.contributor.advisorFolberg, Maria Nestrovskypt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Sandra Regina Ramalho ept_BR
dc.date.accessioned2023-03-22T03:25:27Zpt_BR
dc.date.issued1986pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256229pt_BR
dc.description.abstractPartindo da realidade atual do ensino brasileiro, caracterizado pela fragmentação e pela centralização em torno de aspectos cognitivos, este estudo, utilizando-se do método fenomenológico, busca encontrar evidências do desenvolvimento da sensibilidade de educadores através da experiência estética. Toma-se a experiência estética como geradora desta proposta por se acreditar que o desenvolvimento dos processos interiores nela envolvidos, destacada a sensibilidade, podem levar o educador a uma maior penetração tanto nas formas de arte, representativas do mundo vivido do artista, como nas varias dimensões do ser humano, próprias da sua natureza e do seu ser-estar no mundo. Esta é uma forma de sugerir que a experiência educacional seja vivida como uma experiência estética. No presente estudo verifica-se a resistência dos educadores a este tipo de trabalho, causada pelo fato de estarem “viciados” apenas transmissão de conhecimentos e por se sentirem vulneráveis ao expor seus sentimentos, o que vem reforçar a necessidade de desenvolver os aspectos afetivos na sua preparação. Apesar da resistência demonstrada, encontram-se significativos indicadores de desenvolvimento da sensibilidade através da experiência estética do grupo de educadores que participou desta investigação.pt_BR
dc.description.abstractBased on the present situation of Brazilian education, characterized by fragmentation and centralization around cognitive aspects, this study uses the phenomenological method in recognizing indicators of the development of educators' sensibillty. This development is attempted by means of the aesthetic experience. The aesthetlc experience is taken as the generator of an alternative proposal in the preparation of educators for it is believed that the development of the Internal processes involved In the perceptlon of beauty – with speclal emphasis on sensibility - can lead the educator to more penetrating insights' both in art forms, representative of artist’s experiences and in the various dimensions of the human being, inherent to his nature and to his being-present in the world; it is suggested that the educational experience should be lived as na aesthetic experience. The resistance of educators to a work involving also emotional aspects is observed in the present study. Such resistance seems to be caused by the fact that educator are ''addicted” to receiving mere transmission of knowledge and feel vulnerable to exposing their emotions. These phenomena reinforce the need to develop the affective aspects in the preparation of educators. Significant indicators of sensibility development through the aesthetic experience are found in the group of educators participating in this investigation, in spite of their overt resistance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectEducação artísticapt_BR
dc.titleFenomenologia da experiência estética : uma alternativa na preparação de educadorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000158745pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1986pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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