Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCraidy, Carmem Mariapt_BR
dc.contributor.authorAranda, Silvana Mariapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-22T03:24:56Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256195pt_BR
dc.description.abstractEste é um estudo sobre o que leva crianças de periferia a permanecerem na escola e avançarem na 'relação com o saber'. Nele o conceito de sucesso escolar é discutido e recolocado. Tendo por base este novo conceito de sucesso, foi realizada a pesquisa em turmas de primeiro ciclo de uma escola Municipal da periferia de Porto Alegre, onde se buscou levantar a percepção destas crianças sobre o fato de estarem na escola e avançarem, e a repercussão disto em suas vidas. Para tanto, foram utilizados os seguintes instrumentos: observação participante de sala de aula, "Inventário de saber" e entrevistas semi-estruturadas com as crianças, pais e professores. A metodologia empregada foi a Rede de Significações, criada por Rossetti Ferreira e equipe do CINDEDI (Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil). Algumas das conclusões parciais deste estudo foram: a metodologia de trabalho da professora não se constitui em fator decisivo para o sucesso escolar das crianças, embora desempenhe importante papel. As crianças que alcançaram um nível maior de sucesso são aquelas que encontraram uma professora que se relaciona com afeto, no sentido de respeitá-las e acreditar que podem aprender, dando uma dimensão de acolhimento e exigência, no processo educativo. Este sucesso também se deve ao vínculo das crianças com a escola e desta escola com a comunidade, constituído através de respeito, limites e proximidade. Este sucesso se configurou não só pela permanência das crianças na escola, mas em "avanços conceituais que caminham em direção ao sistema alfabético da representação escrita", ao desenvolvimento em vários aspectos e ao estabelecimento da relação com o saber em sua dimensão epistêmica, social e identitária.pt_BR
dc.description.abstractThe goal of this work is to reveal the reasons that make children that tive in the outskirts of town remain in school and succeed. The concept of "success in school" is discussed and redefined, and based on this new concept, a research was carried in "first cicle classes" (elementary school) of a municipal schoolhouse located in the outskirts of Porto Alegre, with the goal of "capturing the perception" of those children about being in school and succeeding and the effect of that in their lives. In order to achieve the proposed goal, the following "researching tools" were used: interacting observation In classroom, "lnventory of knowledge", and half-structural interviews with children, parents and teachers. The methodology employed was the "signification net" created by Rossettl Ferreira and the CINEDI's staff. Some of the partial conclusion of this research revealed that the teacher’s methodology of work wasn't a decisive factor for the success of the children submitted to observation, although that played an important role. The children that acquired a higher "level of success" were those that found a teacher that had an affective relationship with them, that had established a "tie" based on mutual respect, and that believed they could learn. That gave a dimension of "acceptance" and "demand" within the learning process. The success was also due to the tie established between the children and the school and between the school and the local community, a tie based on mutual respect, defined limits and neighbourness relations. That success was possible not only due to the remaining of children in school but also because of the "conceptual advances" that lead towards the alphabetical system of written representation, towards the multífaced development and towards the establishment of a relation with the knowledge in its epistemological, social and identity dimension.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectÊxito escolarpt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectEnsino público municipalpt_BR
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.subjectAceleração da aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino por ciclospt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleDo fracasso escolar ao sucesso escolar : o emaranhado de possibilidades e significações que tecem as relações de sucesso, saber e socialização no processo de inclusão na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000306546pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2001pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples