O adulto analfabeto e os transtornos de percepção e psicomotricidade
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Data
1976Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
O presente estudo foi descritivo e, objetivou verificar se adultos acidentados, analfabetos, tem menor percepção (qualidade e rapidez) e psicomotricidade (coordenação, dominância lateral e estruturação espaço temporal) do que adultos acidentados, não analfabetos. E também, abrir caminho para pesquisas experimentais, na área da alfabetização de adultos e na prevenção a acidentes; considerando que a percepção e a psicomotricidade são funções de relevante importância para que a alfabetização se co ...
O presente estudo foi descritivo e, objetivou verificar se adultos acidentados, analfabetos, tem menor percepção (qualidade e rapidez) e psicomotricidade (coordenação, dominância lateral e estruturação espaço temporal) do que adultos acidentados, não analfabetos. E também, abrir caminho para pesquisas experimentais, na área da alfabetização de adultos e na prevenção a acidentes; considerando que a percepção e a psicomotricidade são funções de relevante importância para que a alfabetização se concretize plenamente e também que dificuldades nessas funções parecem gerar mais predisposição a acidentes. Para a seleção dos sujeitos foram levadas em conta muitas variáveis controladores, pois só entraram nesse estudo os que tinham idade cronológica variando de dezoito a quarenta anos inclusive que não eram deficientes mentais; que não possuíam amputação ou lesão de membro superior direito se destro e de membro superior esquerdo se sinistro; sem problemas neurológicos como epilepsia, disritmia, ou traumas encefálicos; que não estivessem realizando tratamento psiquíátri.co. Foi uma seleção acidental dos que se enquadravam no estudo. A amostra constou de dois grupos compostos de dezesseis pessoas cada um, um grupo era composto de analfabetos, acidentados e outro era composto de não analfabetos, acidentados. A coleta de dados constou de entrevista, testes psicológicos e exame neurológico para ambos os grupos e para os não analfabetos mais um ditado. Esse trabalho foi realizado individualmente com cada sujeito e transcorreu no primeiro semestre de 1975. Os resultados indicaram diferença significativa em direção aos adultos acidentados, analfabetos, nas hipóteses 1.1; 1.2; 2.2; 2.3. Porém a hipótese 2.1 ficou comprometida, pois houve uma alta pontuação nos resultados do teste em ambos os grupos, por isso não foi realizada prova estatística. Mas, considerou-se que talvez esse teste tenha sido afetado pelas amputações ou dificuldades existentes nas pessoas, já que por vezes, não podiam realizar uma tarefa e para não prejudicar o sujeito, como é de uso em psicologia, dava-se e pontuação prevista para o acerto. ...
Abstract
The present study has been descriptive and its object has been to verify whether illiterate adults who have suffered accidents have less perception (acuity and rapidity) and psychomotorium (coordination, lateral dominance and time-space structuration) than literate adults who have suffered accidents. In addition, its purpose is to prepare the way for further research in adult literacy and in accident prevention considering that both perception and psychomotorium are relevant to the full achieve ...
The present study has been descriptive and its object has been to verify whether illiterate adults who have suffered accidents have less perception (acuity and rapidity) and psychomotorium (coordination, lateral dominance and time-space structuration) than literate adults who have suffered accidents. In addition, its purpose is to prepare the way for further research in adult literacy and in accident prevention considering that both perception and psychomotorium are relevant to the full achievement of literacy and that the impairment of these functions tends to generate an increased predisposition to accidents. The following controlling variables were taken into account in the selection of the subjects: chronological age randing from 18 to 40 inclusive; normal mental development; freedom from any kind of amputation or injury affecting the right upper limb if the subject was right-handed or the left upper limb if the subject was left-handed freedom from neurological problems such as epilepsy, dysrhythmia, or brain trauma; subjects undergoing psychiatric treatment were also rejected. A chance selection was made among the subjects who fulfilled the staded requirements. Two sample groups were then formed, each with sixteen subjects. One group was formed of illiterate subjects who had suffered accidents and the other group, of literate subjects who had also suffered accidents. Relevant date were collected separately from each subject by means of interview, psychological test and neurological examination for both groups; the literate group also given dictation. Date were collected during the first semester of 1975. The results showed meaningful differences towards illiterate adults (who had suffered accidents) in hypotheses 1.1, 1.2, 2.2, 2.3, Hypotheses 2.1, however, was compromised, since there was high scoring in the test for both groups and that is why statistical analysis was not performed. It has, however, been considered that the test might have been affected by amputation or other personal handicaps, which sometimes prevented the subjects from performing the task indicated by the test; in such cases, as is used in psychology, the subject received the "hit" scope rather the "miss" score. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
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