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dc.contributor.advisorChesterfield, Ray Arthurpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Tomaz Tadeu dapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-22T03:24:35Zpt_BR
dc.date.issued1977pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256165pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo objetivou comparar um sistema de avaliação baseado na teoria conhecida como MEDIÇÃO COM REFERÊNCIA A CRITÉRIO (MRC) com um sistema baseado na teoria tradicional de avaliação, a MEDIÇÃO COM REFERÊN CIA A NORMA (MRN) , em relação a seus efeitos sobre o comportamento dos estudantes. Mais especificamente, procurou-se comparar os dois sistemas em relação a seus efeitos sobre o rendimento e as atitudes dos estudantes para com a disciplina de estudos. Foram formuladas as hipóteses de que o rendimento de estudantes submetidos ao sistema MRC seria maior que o rendimento de estudantes submetidos ao sistema MRN e a atitude daqueles mais favoráveis que a atitude desses. Para testa-las usou se um experimento, em que os sujeitos, estudantes de Pedagogia, em número de 33, foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Ambos os grupos participaram de um mesmo programa instrucional, em que diferia apenas a forma de interpretação dos resultados dos testes das unidades em que foi dividido o programa. Um dos grupos recebeu a comunicação desses resultados em termos de MRC, o outro em termos de MRN. Não se verificou diferença significativa de rendimento entre o grupo submetido ao sistema de avaliação baseado na MRC e o grupo submetido ao sistema de avaliação baseado na MRN. Da mesma forma não foi verificada diferença significativa de atitudes para com a disciplina entre os dois grupos.pt_BR
dc.description.abstractThe present study was aimed at comparing an evaluation system based on the theory known as Criterion Referenced Measurement (CRM) with a system based on the traditional evaluation theory, the Norm Referenced Measurement (NRM) , concerning their effects over the students behavior. In short, it was sought to compare the two systems in relation to their effects over the achievement and students attitude toward the subject. It was hypothesized that the achievement of students submitted to the CRM system should be greater than the achievement of students submitted to the NRM system and the attitude of those should be more favorable than the attitude of the latter. To test them it was used an experiment in which the subjects, 33 students of Pedagogy, were divided, at random, into two groups. Both took part in the same instructional program, which differed only in the interpretation of the test results of the units. One of the groups received the communication of these results in terms of CRM, the other, in terms of NRM. With regard to the students achíevement between the group submitted to the evaluation system based on CRM and the group submitted to the system based on NRM, no significant difference was revealed. It also was not indicated significant difference of attitude toward the subject, between the two groups.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMedidas educacionaispt_BR
dc.subjectCritériospt_BR
dc.titleMedição com referência a critério e medição com referência a norma : uma comparaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000160584pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1977pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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