Da "didática em questão" nos anos 80 a "questão da didática" : seu compromisso com a formação do professor
dc.contributor.advisor | Moraes, Vera Regina Pires | pt_BR |
dc.contributor.author | Ogiba, Sônia Mara Moreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-22T03:24:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1990 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/256143 | pt_BR |
dc.description.abstract | No presente trabalho buscou-se compreender os estudos desenvolvidos nos anos 80 sobre a Didática, expressos no Movimento tematizado “A DIDÁTICA EM QUESTÃO”, através da identificação de tendências e significados atribuídos a esta disciplina e a seu papel na formação do professor. Utilizou-se um percurso descritivo-analítico característico da Análise do Discurso, onde se examinou duas temáticas básicas, fundamentais, no contexto do referido movimento: a constituição do campo da Didática e a contribuição da Didática na formação do professor. A análise e a interpretação do “corpus” foram articuladas com um estudo de natureza teórico-pedagógica desenvolvido com acadêmicos de Cursos de Licenciaturas da UFRGS, estudantes de Didática Geral. A reflexão sobre a linguagem possibilitou a identificação de duas Formações Discursivas, correspondendo a Formações Ideológicas distintas. Na primeira, a Didática é vista como uma disciplina que deve buscar alternativas para uma prática pedagógica comprometida com o acesso do saber escolar para a maioria da população brasileira, através, basicamente, da reflexão crítica e sistemática acerca dos problemas postos pela prática concreta. Na segunda, a Didática é proposta como uma disciplina que deve ocupar-se da análise e descrição dos modos como são desenvolvidas as relações sócio-pedagógicas na dinâmica da sala de aula. As reflexões derivadas do estudo teórico-pedagógico evidenciaram a necessidade da Didática buscar um estatuto que se re-faz na dinâmica sócio-histórica em que a educação, a escola e a sala-de-aula, visualizadas como espaço de compromisso, são produzidas. A contribuição dessa disciplina na formação docente está vinculada diretamente à possibilidade de influir em uma proposta para o preparo de professores, que vise à concretização de uma nova ordem social e pedagógica. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this work was to comprehend the studies developed in Didactics in the eighties, which were expressed in the Movement called "DIDACTICS QUESTIONED", through the identification of trends and meanings attached to the subject and its role in teacher training. Descriptive and analytical procedures, found in Discourse Analysis, were used to examine two basic and fundamental themes, in the context of the above mentioned movement: the nature of the Didactics Field and its contribution to teacher training. The analysis and interpretation of the corpus were related to a theoretical and pedagogic study undertaken with undergraduate students of General Didactics. Through discourse analysis it was possible to identify two discursive formations, related to different ideological formations. In the first, Didactics is viewed as a subject which has to look for alternatives for a pedagogic practice compromised with the access to school knowledge for the majority of the Brazilian population, through systematic and critical reflection, basically, on the problems posed by concrete practice. In the second, Didactics is proposed as a subject which has to deal with the analysis and description of the ways in which social and pedagogic relations are developed in the dynamics of the classroom. The reflections derived from the theoretical-pedagogic study revealed that Didactics has to look for a statute wich is remade in the socio-historical dynamics, in which education, the school and the classroom, viewed as a space for compromise, are produced. This subject's contribution for teacher training is directly related to the possibility to influence a training which will aim at a new social and pedagogic order. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Movimento “Didática em Questão” | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.title | Da "didática em questão" nos anos 80 a "questão da didática" : seu compromisso com a formação do professor | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000034315 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Curso de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 1990 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (7479)Education (2504)