Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOtt, Margot Bertolucipt_BR
dc.contributor.authorBraga, Hamilton Diaspt_BR
dc.date.accessioned2023-03-22T03:23:30Zpt_BR
dc.date.issued1987pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256094pt_BR
dc.description.abstractApós uma introdução onde é narrada a trajetória pessoal do autor dentro do campo da educação e, mais especificamente, sua atuação como teatro-educador, passa-se a uma caracterização, a partir de conceitos e exemplos, das posturas contextualista e essencialista como categorias de justificativas para presença da Arte dentro da Educação. A partir desse pano de fundo, e precedido por conceituações teóricas sobre á função e objetivos das atividades dramáticas a nível de escola, realiza-se um levantamento da bibliografia sobre Teatro- Educação produzida por professores brasileiros, com atuação prática na área. Nesse levantamento, onde aparecem livros e artigos publicados entre 1930 e 1984, é analisada a visão teórica que embasava a ação desses profissionais. Essa análise foi complementada por observações e entrevistas que propiciassem uma visão de como atuam, e a partir de que linhas teóricas, os teatro-educadores de Porto Alegre, num capítulo onde se conclui pelo caráter instrumental dessa disciplina no caso dos cursos de formação de professores para as séries iniciais do primeiro grau. Nas considerações finais, retomando os objetivos do Teatro-Educação, reflete-se sobre a função do professor chamando a atenção para os aspectos positivos do contextualismo e do essencialismo nesse campo. Ressalta-se que o Teatro, como a Arte, precisa ser considerado como importante forma de conhecimento, tanto a nível individual como coletivo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectEnsino de 1. e 2. graupt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducação artísticapt_BR
dc.subjectEducação teatralpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleTeatro-educação : linhas teóricas e prática em sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000161027pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1987pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples