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dc.contributor.advisorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.authorMadalosso, Kleiton Santiagopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-18T03:32:49Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256023pt_BR
dc.description.abstractNo contexto atual do trabalho, observa-se a existência de um mercado cada vez mais dinâmico, onde a competitividade e a concorrência são extremamente elevadas, fazendo com que as organizações incentivem seus funcionários a se desenvolverem profissionalmente, através de diferentes formas de aprendizagem. Os estagiários estão inseridos neste contexto e particularmente, para essa classe específica de trabalhador, a aprendizagem e o desenvolvimento são de fundamental importância para a construção da identidade profissional. Com a chegada da pandemia de Covid-19, muitos processos e formas de organizar o trabalho foram afetados, onde as organizações tiveram que implementar imediatamente ações como home office e jornada de trabalho híbrida para seus funcionários. Neste sentido, o presente estudo tem o objetivo de analisar o desenvolvimento profissional e as oportunidades de aprendizagem que os estagiários dos cursos de administração e administração pública e social da UFRGS, observaram trabalhando em contexto de pandemia. Para isso, utilizou-se o método quantitativo de pesquisa, através da aplicação de um questionário do tipo survey, que foi respondido por 124 estagiários, segmentado em quatro seções distintas, com a utilização de questões relacionadas a ações de T&D na pandemia e aplicação de escalas Escala de Percepção Atual do Desenvolvimento Profissional (EPADP) e a Escala de Oportunidades de Aprendizagem nas Organizações (EPOA). Os principais resultados obtidos mostram que apesar das consequências da pandemia no trabalho, os estagiários consideram que se desenvolveram profissionalmente durante este período e ainda perceberam oportunidades de aprendizagem nas organizações de estágio. Entretanto, cabe salientar que foi observada percepção mediana dos estagiários com relação ao incentivo das organizações em se tratando de ações de T&D a partir da forma induzida ou formal de aprendizagem. Ademais, através da análise das médias das escalas em comparação com variáveis independentes do questionário, ficou comprovado que estagiários que observaram e participaram durante a pandemia de atividades que proporcionam a aprendizagem e, por consequência, o desenvolvimento profissional, atingiram médias mais elevadas de desenvolvimento, o que serve de estimulo para que as organizações implementem ações voltadas a aprendizagem e desenvolvimento profissional, visando obter estagiários mais competentes e preparados para contribuir com o trabalho.pt_BR
dc.description.abstractIn the current context of work, there is an increasingly dynamic market, where competitiveness and competition are extremely high, causing organizations to encourage their employees to develop professionally, through different forms of learning. Interns are inserted in this context and particularly for this specific class of worker, learning and development are of fundamental importance for the construction of professional identity. With the arrival of the Covid-19 pandemic, many processes and ways of organizing work were affected, where organizations had to immediately implement actions such as home office and hybrid working hours for their employees. In this sense, the present study aims to analyze the professional development and learning opportunities that the interns of the administration and public and social administration courses at UFRGS observed working in a pandemic context. For this, the quantitative research method was used, through the application of a survey-type questionnaire, which was answered by 124 interns, segmented into four distinct sections, with the use of questions related to T&D actions in the pandemic and application of Likert-type perception scales of agreement. The main results obtained show that despite the consequences of the pandemic at work, interns consider that they developed professionally during this period and still perceived learning opportunities in internship organizations. However, it is worth noting that a median perception of the trainees was observed in relation to the incentive of organizations in the case of T&D actions based on the induced or formal form of learning. In addition, through the analysis of the averages of the scales compared to independent variables of the questionnaire, it was proven that trainees who observed and participated during the pandemic of activities that provide learning and, consequently, professional development, reached higher averages of development, which serves as a stimulus for organizations to implement actions aimed at learning and professional development, aiming to obtain more competent interns and prepared to contribute to the work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessional developmenten
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectInternshipen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectManagementen
dc.subjectWorken
dc.subjectPandemicen
dc.titleDesenvolvimento profissional de estagiários em Administração e Administração Pública e Social da UFRGS em contexto de pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001160447pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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