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dc.contributor.authorLopes, Jose Gabriel Pereirapt_BR
dc.contributor.authorVicari, Rosa Mariapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-18T03:32:19Zpt_BR
dc.date.issued1991pt_BR
dc.identifier.issn0103-4308pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255983pt_BR
dc.description.abstractIt is impossible to define a priori a set of rules to describe alI syntacti cally valid sentences and a dictionary having ali the words a user may write for consul tirig a Natural Language Interface (NLI) for a given application area. As a consequence it is desirable a NLI to have natural language learning capabilities. In this paper we focus our attention on the NLI's ability for correcting spelling, learning new words and their morphologic categories, learning new grammatical concepts and new syntactic rules. Learning and repairing depend on the NLI's knowledge about the used language, on the NLI's hypothesis proposal and on the user's agreement and cooperation. Our work differs from comparable approaches because we contend that the grammatical knowledge of a NLI can never be com plete and, for this reason, it must be prone to change. Our work explores this claim.en
dc.description.abstractÀ priori, é impossível definir uma gramática que descreva todas as frases válidas de uma língua e um dicionário que contenha todas as pala vras a que um utilizador possa recorrer durante uma interação com uma Interface de Língua Natural (ILN) para um domínio de aplicação restri to. Como consequência é importante dotar uma ILN com capacidades que lhe permitam realizar diferentes tipos de aprendizagem. Neste ar tigo trataremos apen as as capacidades de correção de erros ortográficos e de aprendizagem de novas palavras e respectivas categorias morfológicas,. novos conceitos gramaticais e novas regras sintáticas. Os processos de aprendizagem e de correção dependem do conhecimento da ILN sobre o uso da língua, das propostas de correção feitas pela interface e do grau de concordância e cooperatividade do seu utilieador. O trabalho referenciado neste artigo difere de outras abordagens existentes essencialmente porque explora a impossibilidade do conhecimento gramatical de uma interface não ser completo, propondo por isso uma metodologia de adaptação permanente.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Informatica Teorica e Aplicada. Porto Alegre. vol. 1, n. 3 (mar. 1991), p. 5-20.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectCognitive Mod eIsen
dc.subjectAprendizagem : Maquinapt_BR
dc.subjectNatural Language Interfacesen
dc.subjectLinguagem naturalpt_BR
dc.titleNatural language syntax learning and syntactic guided spelling repairpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000031852pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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