Natural language syntax learning and syntactic guided spelling repair
dc.contributor.author | Lopes, Jose Gabriel Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Vicari, Rosa Maria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-18T03:32:19Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1991 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-4308 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/255983 | pt_BR |
dc.description.abstract | It is impossible to define a priori a set of rules to describe alI syntacti cally valid sentences and a dictionary having ali the words a user may write for consul tirig a Natural Language Interface (NLI) for a given application area. As a consequence it is desirable a NLI to have natural language learning capabilities. In this paper we focus our attention on the NLI's ability for correcting spelling, learning new words and their morphologic categories, learning new grammatical concepts and new syntactic rules. Learning and repairing depend on the NLI's knowledge about the used language, on the NLI's hypothesis proposal and on the user's agreement and cooperation. Our work differs from comparable approaches because we contend that the grammatical knowledge of a NLI can never be com plete and, for this reason, it must be prone to change. Our work explores this claim. | en |
dc.description.abstract | À priori, é impossível definir uma gramática que descreva todas as frases válidas de uma língua e um dicionário que contenha todas as pala vras a que um utilizador possa recorrer durante uma interação com uma Interface de Língua Natural (ILN) para um domínio de aplicação restri to. Como consequência é importante dotar uma ILN com capacidades que lhe permitam realizar diferentes tipos de aprendizagem. Neste ar tigo trataremos apen as as capacidades de correção de erros ortográficos e de aprendizagem de novas palavras e respectivas categorias morfológicas,. novos conceitos gramaticais e novas regras sintáticas. Os processos de aprendizagem e de correção dependem do conhecimento da ILN sobre o uso da língua, das propostas de correção feitas pela interface e do grau de concordância e cooperatividade do seu utilieador. O trabalho referenciado neste artigo difere de outras abordagens existentes essencialmente porque explora a impossibilidade do conhecimento gramatical de uma interface não ser completo, propondo por isso uma metodologia de adaptação permanente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista de Informatica Teorica e Aplicada. Porto Alegre. vol. 1, n. 3 (mar. 1991), p. 5-20. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Cognitive Mod eIs | en |
dc.subject | Aprendizagem : Maquina | pt_BR |
dc.subject | Natural Language Interfaces | en |
dc.subject | Linguagem natural | pt_BR |
dc.title | Natural language syntax learning and syntactic guided spelling repair | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000031852 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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