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dc.contributor.advisorCamargo, Tatiana Souza dept_BR
dc.contributor.authorTarga, Leonardo Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-18T03:32:01Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255955pt_BR
dc.description.abstractO Brasil, a partir da constituição de 1988, propôs a si mesmo a nobre mas difícil tarefa de encarar a saúde de sua população como um direito universal e assumir, como papel do Estado, o dever de prover o necessário para isso, de forma igualitária. No longo e árduo caminho previsto para atingir tais objetivos, em especial tendo em vista o tamanho e diversidade nacionais, o problema da formação médica adequada em qualidade e volume, além da distribuição dos recursos humanos num território tão desigual é um dos grandes desafios enfrentados. A formação médica é, por sua vez, parte importantíssima neste cenário. É importante saber qual o impacto de diferentes estratégias de formação médica para uma distribuição de forma mais justa dos resultados de saúde proporcionados pelos avanços em saúde, acumulados pela humanidade em seu caminhar histórico. Neste estudo, apresentam-se e avaliam-se os resultados de políticas de descentralização da educação médica, especificamente para áreas rurais. Parte-se de uma revisão sobre a importância do assunto e de uma revisão de literatura científica sobre a situação mundial do tema, com um foco especial nas peculiaridades de nossa região sul-americana, ainda pouco estudada de forma sistemática. Após isso, apresenta-se uma experiência específica de educação médica rural, ocorrida no sul do Brasil e avaliam-se através de diferentes metodologias, os principais resultados observáveis, discutindo-os à luz da literatura internacional. Conclui-se que a educação médica rural apresenta importante efeito benéfico para a formação médica, para a distribuição de recursos humanos em saúde e para a equidade em saúde, além de se apresentarem desafios para a mesma. Para a primeira, em resumo, aproxima o perfil do egresso das recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina, mais apto a responder adequadamente às necessidades de saúde brasileira. Além disso, potencializa a distribuição dos profissionais médicos diminuindo a carência rural e de locais remotos em acessar o Sistema de Saúde. A partir de certa forma de aplicação da Teoria do Ator-Rede, relata-se como redes de atuantes diferentes da formação médica padrão são mobilizadas para atingir estes diferentes desfechos. Sugere-se, por fim, a partir dos achados que emergem desses relatos, ações específicas para as políticas públicas e para experiências similares, apresentam-se elementos úteis para iniciativas independentes e, além disso, indica-se caminhos possíveis para futuras pesquisas na área.pt_BR
dc.description.abstractBrazil, from the 1988 constitution, proposed to itself the noble but difficult task of facing the health of its population as a universal right and assuming, as a role of the State, the duty to provide what is necessary for this, in an egalitarian way. In the long and arduous path foreseen to achieve these goals, especially in view of the national size and diversity, the problem of adequate medical training in quality and volume, in addition to the distribution of human resources in such an unequal territory, is one of the great challenges faced. Medical education is, in turn, a very important part of this scenario. It is interesting to know the impact of different medical training strategies for people and institutions that are concerned with distributing in a more equitable way the health results provided by the advances in health, accumulated by humanity in its History. In this study, the results of medical education decentralization policies are presented and evaluated, specifically for rural areas. It starts with a review of the importance of the subject and a review of the scientific literature on the global situation of the subject, with a special focus on the peculiarities of our South American region, still little studied in a systematic way. After that, a specific experience of rural medical education, which took place in the south of Brazil, is presented and the main observable results are evaluated through different methodologies, discussing them in the light of the international literature. It is concluded that rural medical education has an important beneficial effect for medical training, for the distribution of human resources in health and for equity in health, as long as challenges. For the first, in summary, it brings the profile of the graduates closer to the recommendations of the National Curricular Guidelines for the Medicine Course, which is more apt to respond adequately to Brazilian health needs. In addition, it enhances the distribution of medical professionals, reducing the lack of rural and remote locations in accessing the Health System. From a certain form of application of the Actor-Network Theory, it is reported how networks of actors different from the standard medical training are mobilized to achieve these different outcomes. Finally, based on the findings that emerge from these reports, specific actions for public policies and similar experiences are suggested, useful elements for independent initiatives are presented and, in addition, possible paths are indicated for future research in the area.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectZona ruralpt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectCapacitação profissionalpt_BR
dc.titleEducação médica em áreas rurais : contribuições para a formação médica e a equidade em saúdept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001164308pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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