Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRösing, Cassiano Kuchenbeckerpt_BR
dc.contributor.authorRotta, Isadora dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-03-18T03:31:11Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255894pt_BR
dc.description.abstractO acompanhamento de egressos envolve diferentes dimensões, sendo essas relacionadas ao mercado de trabalho, escolhas de carreira, competências, pontos fortes e fracos no processo educacional. Este estudo observacional transversal avaliou as percepções relacionadas à satisfação e ao impacto na carreira, assim como a inserção no mercado de trabalho de egressos de um Programa de Pós-Graduação em Odontologia de excelência do Brasil. O estudo baseou-se em um questionário semiestruturado, pré-testado, hospedado em plataforma online (Google Forms). Os egressos que concluíram seu mestrado e/ou doutorado até outubro de 2020 foram incluídos. Plataformas de e-mail e mídias sociais foram utilizadas para envio do convite. O questionário compreendeu 5 dimensões, sendo elas: contexto do egresso, experiências de trabalho e percepções quanto à formação, impactos da formação, produção científica e perspectivas futuras. Foi utilizada escala Likert de 5 pontos para avaliação de parâmetros de satisfação e impacto na carreira. Dentre os 528 egressos concluintes do período entre 1995 a 2020, 71,2% participaram do estudo. A maioria eram mulheres (69,9%), egressos de mestrado (58,5%). O envolvimento em atividades de ensino/pesquisa aumentou significativamente após a formação no Programa, assim como um decréscimo significativo no desemprego. Níveis de satisfação relacionados ao Programa, assim como impactos na carreira e vida pessoal foram superiores para egressos que obtiveram a formação em nível de doutorado. De acordo com os resultados encontrados, a formação em um programa acadêmico, voltado para o ensino/pesquisa, em nível de mestrado e doutorado possibilitou menor taxa de desemprego e alto impacto na carreira e vida dos egressos.pt_BR
dc.description.abstractThe monitoring of alumni comprises different domains concerning job market, career decisions, skills, strengths and weaknesses in the educational process. This crosssectional study evaluated alumni’ perceptions, such as satisfaction, impact in the career, from a research program in dentistry in Brazil. In addition, placement in job market was evaluated. The study was based on a semi-structured questionnaire, self-administered and pretested, hosted on Google Forms. Alumni’ who completed their master degree or doctoral degree by October 2020 were included. E-mail and social media platforms were employed to invite possible respondents. The questionnaire comprised five dimensions: profile, work experience and perceptions regarding education, career impact, scientific production, and future perspectives. A 5-point Likert scale was used to access satisfaction and impact parameters. Among the 528 alumni from 1995 to 2020, 71.2% answered the questionnaire. The majority were women (69.9%), alumni from a Master degree (58.5%). After receiving the degree, an increase in involvement with teaching/research positions and decrease in unemployment were observed. Levels of satisfaction towards the program as well the impact in career and life were more pronounced in alumni’ holding a PhD degree. According to the results,training in a teaching/research academic program, either Master or doctoral degree, showed lower unemployment rate and a higher impact in career and life of alumni’.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectEducation, Graduateen
dc.subjectAcademic degreeen
dc.subjectEscolaridadept_BR
dc.subjectProgramas de Pós-Graduação em Saúdept_BR
dc.subjectGraduate programsen
dc.titleSatisfação e impacto na carreira : experiências de egressos de um Programa de Pós-graduação em Odontologia de excelência no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeSatisfaction and career impact : experiences of graduates of an excellent Graduate Program in Dentistry in Brazilen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001163399pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples