Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Maria Berenice da Costapt_BR
dc.contributor.authorJanovik, Carolinapt_BR
dc.date.accessioned2010-09-09T04:19:51Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25585pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia analisa as estratégias de comunicação online de dois dos candidatos às eleições presidenciais de 2010 no Brasil, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), buscando compreender como eles estão utilizando a internet na fase de pré-campanha, ou seja, antes de 5 de julho. Deseja-se verificar se a rede está sendo utilizada apenas como mais um meio para obterem visibilidade pública, ou se seus recursos interativos são de fato aproveitados pelos candidatos, aproximando o internauta-eleitor dos mesmos. A pesquisa fundamenta-se teoricamente nos campos da comunicação, da política e da internet, recorre aos métodos de busca documental, pesquisa de campo e observação participante, e tem como objeto os sites e mídias sociais em que Dilma e Serra se fazem presentes. A articulação do material demonstra que a candidata do PT explora a rede como lugar de visibilidade e que o candidato do PSDB interage mais com os usuários da internet. Serra pode, também, estar valendo-se das próprias características deste meio para “aparecer” mais e de modo disfarçado na fase da pré-campanha.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph analyzes the online communication strategies of two candidates for the presidential elections of 2010 in Brazil, Dilma Rousseff (PT) and José Serra (PSDB), trying to understand how they are using the internet at the pre-campaign, in other words, before 5 July. It is wanted to check if the network is being used only as one more media to gain public visibility, or if its interactive features are actually utilized by the candidates, bringing the surfer-elector closer to them. The research is based theoretically on the fields of communication, politics and the internet, uses the methods of document searching, field research and participant observation, and its object are sites and social medias where Dilma and Serra are present. The articulation of the material shows that the PT candidate operate the network as a place of visibility and that the PSDB candidate interacts more with the internet users. Serra may also be betaking the very nature of the media to "appear" more and in a disguised form at the pre-campaign.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPre-election campaignen
dc.subjectCampanha eleitoralpt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectInterneten
dc.subjectDilma Rousseffen
dc.subjectJosé Serraen
dc.titlePré-campanha online de Dilma e Serra : o uso da internet pelos candidatos às eleições presidenciais de 2010pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000754162pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples