“Ntumbuluko é um conhecimento criado por Deus, como os outros conhecimentos”: redes tradicionais de cuidado Tsonga em Moçambique e sua relação com o estado
Fecha
2022Autor
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
Para compreendermos como as pessoas que lidam com as práticas tradicionais de cuidado, especialmente tinyanga, associados à Ametramo, agem frente ao disciplinamento do conhecimento tsonga a partir de normativas “científicas” ocidentais, adotamos nesta tese uma metodologia qualitativa com carácter etnográfico. Embora a Ametramo tenha sido criada por meio de um movimento estatal, orientado pelo Ministério da Saúde, que tinha o intuito de estender o braço estatal para o interior das comunidades e ...
Para compreendermos como as pessoas que lidam com as práticas tradicionais de cuidado, especialmente tinyanga, associados à Ametramo, agem frente ao disciplinamento do conhecimento tsonga a partir de normativas “científicas” ocidentais, adotamos nesta tese uma metodologia qualitativa com carácter etnográfico. Embora a Ametramo tenha sido criada por meio de um movimento estatal, orientado pelo Ministério da Saúde, que tinha o intuito de estender o braço estatal para o interior das comunidades e melhor controlar as atividades das pessoas que lidam com práticas tradicionais de cuidado, a Ametramo ainda possui autonomia frente às ações estatais. A relação entre as pessoas que lidam com as práticas tradicionais de cuidado e o Ministério da Saúde, representado pelo Instituto da Medicina Tradicional (IMT), busca, por um lado, realizar estudos que visam conferir cientificidade aos saberes tsonga e, por outro, inserir práticas ocidentais no cotidiano de cuidado tradicional tsonga. O IMT, na relação que estabelece com as pessoas que lidam com as práticas tradicionais de cuidado, não se esforça em compreender o conhecimento tsonga no contexto em que esse conhecimento se encontra inserido. Os estudos que realiza buscam o aniquilamento do conhecimento tsonga. A partir da pesquisa que realizamos, observamos que a disposição do conhecimento tsonga em conviver com outros conhecimentos se configura em um dispositivo importante para a sua própria continuidade. ...
Abstract
To understand how traditional care entities, especially Tinyanga, associated with Ametramo, act in the face of the discipline of Tsonga knowledge from Western "scientific" norms, in the research we adopted a qualitative methodology with ethnographic character. Although Ametramo was created from a state movement, guided by the Ministry of Health, which had the intention of extending the state arm to the interior of communities and better control of the activities of traditional care institutions ...
To understand how traditional care entities, especially Tinyanga, associated with Ametramo, act in the face of the discipline of Tsonga knowledge from Western "scientific" norms, in the research we adopted a qualitative methodology with ethnographic character. Although Ametramo was created from a state movement, guided by the Ministry of Health, which had the intention of extending the state arm to the interior of communities and better control of the activities of traditional care institutions, Ametramo still has autonomy in the face of state actions. The relationship between traditional entities of care with the Ministry of Health (carried out from the Institute of Traditional Medicine-IMT), seeks on the one hand to carry out studies that aim to confer scientificity to tsonga knowledge and on the other hand seeks to insert Western practices in the daily routine of traditional Tsonga care. The IMT in the relationship it establishes with traditional care entities does not strive to understand Tsonga knowledge within the context in which it is inserted. The studies he carries out seek the annihilation of Tsonga knowledge. From the research we conducted, we observed that the willingness of Tsonga knowledge to live with other knowledge is an important device for the continuity of this knowledge. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Colecciones
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