Padrões de competências : análise através de categorias das competências infocomunicacionais
dc.contributor.author | Santos, Keyla Sousa | pt_BR |
dc.contributor.author | Borges, Jussara | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Vanessa Inacio de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-11T03:30:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-5213 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/255628 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar os principaispadrões de competências em informação promovidos por instituições internacionais. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental e recuperou-se cinco padrões de competência em informação internacionalmente reconhecidos: oInformation Literacy Competency Standards for Higher Education, o Framework for Information Literacy for Higher Education, o Information Literacy Standards, o Australian and New Zealand Information Literacy Framework e o Seven Pillars. Para a análise comparativa dos padrões, utilizou-se como parâmetros as categorias das competências infocomunicacionais. Os resultados apontam que há uma incidência considerável da competência em informação, tendo como tripé basilar o acesso, a análise e a avaliação da informação. No entanto, quanto à competência em comunicação, constatou-se que os padrões estabelecem eventualmente parâmetros relacionados. Assim, foi possível identificar, através da análise, as semelhanças e avanços entre os padrões, além de inferir sobre a necessidade de aperfeiçoamento desses considerando os aspectos evolutivos da sociedade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article analyzes the main information literacy standards promoted by international institutions. For this, a bibliographic and documentary research was carried out and five well known information literacy standards were retrieved, which are theInformation Literacy Competency Standards for Higher Education, the Framework for Information Literacy for Higher Education, the Information Literacy Standards, the Australian and New Zealand Information Literacy Framework and the SevenPillars. For the comparative analysis, categories of information and communication skills were used as parameters. The results show that there is a considerable incidence of information literacy, represented by the following categories: access, analysis and evaluation of information. However, regarding communication skills, the standards only occasionally establish related parameters. Thus, it was possible to identify, through analysis, the similarities and advances between the standards, in addition to inferring the need to improve all of them, considering the evolutionary aspects of society. | en |
dc.description.abstract | Este trabajo tiene como objetivo analizar los principales estándares de alfabetización informacional que promueven instituciones internacionales. Para ello, se llevó a cabo una investigación bibliográfica y documental y se recuperaron cinco estándares de alfabetización informacional: Information Literacy Competency Standards for Higher Education, Framework for Information Literacy for Higher Education, Information Literacy Standards, Australian and New Zealand Information Literacy Framework y el Seven Pillars. Para el análisis comparativo de los patrones se utilizaron como parámetros las categoríasde competencias infocomunicacionales. Los resultados muestran que existe una incidencia considerable de habilidades en información, teniendo como trípode básico el acceso, análisis y evaluación de la información. Sin embargo, con respecto a las habilidades comunicativas, se encontró que los estándares sólo ocasionalmente establecen parámetros relacionados. Así, fue posible identificar, a través del análisis, las similitudes y avances entre los estándares, además de inferir la necesidad de mejorarlos, considerando los aspectos evolutivos de la sociedad. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação. Brasília : UnB. Vol. 15, n. 2 (maio/ago. 2022), p. 452-472 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Information literacy standards | en |
dc.subject | Competência informacional | pt_BR |
dc.subject | Communication skills | en |
dc.subject | Information skills | en |
dc.subject | Estándares de alfabetización informacional | es |
dc.subject | Competencia comunicativa | es |
dc.subject | Alfabetización informacional | es |
dc.title | Padrões de competências : análise através de categorias das competências infocomunicacionais | pt_BR |
dc.title.alternative | Information literacy standards: analysis through categories of information and communication skills | en |
dc.title.alternative | Estándares de alfabetización informacional: análisis a través de categorías de competencias de infocomunicación | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001162916 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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