O valor cognitivo da arte, segundo o enativismo
Fecha
2022Autor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
Esta pesquisa investiga a tese do valor cognitivo da arte a partir da filosofia enativista da cognição – dando especial atenção à obra de Alva Noë e seu conceito de reorganização – e de abordagens aparentadas, como a cognição 4E e a psicologia ecológica. Apresenta explicações enativistas para a cognição envolvida na criação e recepção de obras de arte. E defende, pelos princípios enativistas, que expressões como pintura, escultura, dança e música são cognitivamente valiosas na medida em que pro ...
Esta pesquisa investiga a tese do valor cognitivo da arte a partir da filosofia enativista da cognição – dando especial atenção à obra de Alva Noë e seu conceito de reorganização – e de abordagens aparentadas, como a cognição 4E e a psicologia ecológica. Apresenta explicações enativistas para a cognição envolvida na criação e recepção de obras de arte. E defende, pelos princípios enativistas, que expressões como pintura, escultura, dança e música são cognitivamente valiosas na medida em que promovem cognição social, identidades pessoais e sociais e um entendimento da própria vida. ...
Abstract
This research investigates the idea of the cognitive value of art from an enactivist point of view – paying special attention to Alva Noë’s work and his concept of reorganization – and similar approaches such as 4E cognition and ecological psychology. It presents enactivist explanations for the cognition involved in the creation and reception of works of art. It concludes, once adopted enactivist principles, that expressions such as painting, sculpture, dance and music emerge as cognitively val ...
This research investigates the idea of the cognitive value of art from an enactivist point of view – paying special attention to Alva Noë’s work and his concept of reorganization – and similar approaches such as 4E cognition and ecological psychology. It presents enactivist explanations for the cognition involved in the creation and reception of works of art. It concludes, once adopted enactivist principles, that expressions such as painting, sculpture, dance and music emerge as cognitively valuable – for promoting social cognition, personal and social identities and an understanding of life itself. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia.
Colecciones
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