Decolonizaê: intervenções artísticas sob a perspectiva decolonial no ensino de História
Fecha
2022Autor
Tutor
Nivel académico
Maestría profesional
Tipo
Materia
Resumo
Tendo o ensino de história da América Latina como ponto de partida, nesta dissertação convido estudantes da terceira série do Ensino Médio de uma escola da rede particular de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a refletirem sobre os problemas atuais da América Latina a partir dos olhares e conceitos dos estudos decoloniais (QUIJANO, 2000; LANDER, 2005; MALDONADO-TORRES, 2007; LUGONES, 2008; PALERMO, 2013) e a problematizarem artisticamente, através de cartazes virtuais que foram compilados em um e ...
Tendo o ensino de história da América Latina como ponto de partida, nesta dissertação convido estudantes da terceira série do Ensino Médio de uma escola da rede particular de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a refletirem sobre os problemas atuais da América Latina a partir dos olhares e conceitos dos estudos decoloniais (QUIJANO, 2000; LANDER, 2005; MALDONADO-TORRES, 2007; LUGONES, 2008; PALERMO, 2013) e a problematizarem artisticamente, através de cartazes virtuais que foram compilados em um e-book denominado Decolonizaê: intervenções artísticas sob a perspectiva decolonial no ensino de História, as questões suscitadas pelos debates realizados em sala de aula. Partindo do questionamento como a realidade latino-americana pode ser problematizada artisticamente por estudantes da 3ª série do Ensino Médio a partir da perspectiva decolonial no ensino de História?, foi organizada uma sequência didática que teve a pedagogia decolonial (WALSH, 2017; WALSH, C.; OLIVEIRA, L. F.; CANDAU, V. M., 2018) como eixo orientador da forma de desenvolver as etapas da atividade. Na metodologia de pesquisa me apoio em Ana Maria Monteiro e Fernando Penna (2011), Flávia Caimi e Letícia Mistura (2019) e Vera Candau (2016), tendo como objetivo pensar o ensino de História a partir da teorização de sua prática em sala de aula. Ao final, além de elaborar o livro virtual com 43 cartazes virtuais criados pelos/pelas estudantes durante o ano de 2022, percebo como o ensino de História da América Latina ainda tem espaço diminuto no cotidiano escolar, como a arte é uma ótima forma de expressar e compreender a maneira como sentimos o mundo e como assuntos como racismo e a luta pelo direito de existir de diversos povos e movimentos sociais são imprescindíveis em uma aula de História comprometida com a democracia, com a liberdade e com a igualdade. ...
Abstract
Having the teaching of Latin American history as a starting point, in this dissertation I invite third grade high school students from a private school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, to reflect on the current problems of Latin America from the perspective of perspectives and concepts of decolonial studies (QUIJANO, 2000; LANDER, 2005; MALDONADO-TORRES, 2007; LUGONES, 2008; PALERMO, 2013) and artistically problematize them, through virtual posters that were compiled in an e-book called Deco ...
Having the teaching of Latin American history as a starting point, in this dissertation I invite third grade high school students from a private school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, to reflect on the current problems of Latin America from the perspective of perspectives and concepts of decolonial studies (QUIJANO, 2000; LANDER, 2005; MALDONADO-TORRES, 2007; LUGONES, 2008; PALERMO, 2013) and artistically problematize them, through virtual posters that were compiled in an e-book called Decolonizaê: interventions artistic practices from a decolonial perspective in the teaching of History, the questions raised by the debates carried out in the classroom. Starting from the question how the Latin American reality can be problematized artistically by students of the 3rd year of High School from the decolonial perspective in the teaching of History?, a didactic sequence was organized that had the decolonial pedagogy (WALSH, 2017; WALSH, C .; OLIVEIRA, L. F.; CANDAU, V. M., 2018) as a guiding axis in how to develop the stages of the activity. In the research methodology, I rely on Ana Maria Monteiro and Fernando Penna (2011), Flávia Caimi and Letícia Mistura (2019) and Vera Candau (2016), with the objective of thinking about teaching of History from the theorization of its practice in the classroom. In the end, in addition to preparing the virtual book with 43 virtual posters created by the students during the year 2022, I understand how the teaching of Latin American History still has little space in the school routine, how art is a great way to express and understanding the way we feel the world and how issues such as racism and the struggle for the right to exist of different peoples and social movements are essential in a History class committed to democracy, freedom and equality ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (7479)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License